3 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Mostra Grande Otelo exibe filmes finalistas em oito estados

 Mostra Grande Otelo exibe filmes finalistas em oito estados

Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres

#Compartilhe

Salas de cinemas de 20 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte vão receber exibições de longas, que concorrem ao Prêmio Grande Otelo de Melhor Filme do Júri Popular. Os filmes receberão votos do público nas categorias de longas de ficção, longas de comédia e documentários.

A entrega do Prêmio Grande Otelo 2025 será no 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Os longas-metragens de ficção que receberão o voto popular são Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Malu, de Pedro Freire; e Motel Destino, de Karim Aïnouz.

Entre os documentários estão 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado; Assexybilidade, de Daniel Gonçalves; Fernanda Young ─ Foge-me Ao Controle, de Susanna Lira; Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan; Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes; e Othelo, O Grande, de Lucas H. Rossi dos Santos.

Nas produções finalistas de comédia, o público poderá fazer a sua escolha entre Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman; Estômago 2 ─ O Poderoso Chef, de Marcos Jorge; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Auto da Compadecida 2, de Flávia Lacerda e Guel Arraes; e O Dia Que Te Conheci, de André Novais Oliveira.

Os filmes serão exibidos nas cidades de Niterói (RJ), Areal (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Itaocara (RJ), Paraty (RJ), Guapimirim (RJ), Maricá (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Miracema (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Catu (BA), João Pessoa (PB), Sousa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), Novo Hamburgo (RS), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).

Prêmio Grande Otelo

A Academia Brasileira de Cinema, criada em 2002, é a responsável pelo Prêmio Grande Otelo — a principal premiação do audiovisual nacional. A entidade, independente, também atua na promoção e no fortalecimento da indústria cinematográfica em todo o país.

Desde 2020, a Academia é reconhecida pela organização do Oscar como a única autorizada a indicar o filme brasileiro na categoria de Melhor Longa Internacional, sem interferência do governo federal.

A premiação, que chega à 24ª edição, entrega troféus em 30 categorias e é votada pelos próprios profissionais do setor. A cerimônia conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, e pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da Academia ou pelo Canal Brasil.

A votação acontece em duas etapas — indicação e escolha dos vencedores — com processo online e auditoria da PwC Brasil. Profissionais do setor que se associam à Academia podem participar das votações e demais eventos ao longo do ano.

Por Paraíba Master com informações da Agência Brasil

Relacionados