Dólar fecha em queda e atinge menor valor em quase 11 meses; Ibovespa recua

Foto: reprodução
O dólar voltou a cair nesta quarta-feira (2/7) e fechou cotado a R$ 5,420. A moeda americana registrou baixa de 0,74%, atingindo o menor valor desde 19 de agosto de 2024, quando chegou a R$ 5,411. Com isso, o recuo acumulado da moeda em 2025 chega a 12,28%, sendo 1,15% apenas nesta semana.
De acordo com Nickolas Lobo, especialista em investimentos da Nomad, a cotação do dólar no Brasil acompanhou um movimento global de desvalorização da moeda americana, ainda que o índice DXY — que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas de países desenvolvidos — tenha oscilado pouco, com leve queda de 0,06%. No acumulado do ano, o DXY já caiu 10,8%.
Ibovespa também recua
O Ibovespa, principal índice da B3, a Bolsa de Valores brasileira, também encerrou o dia em queda, com recuo de 0,36%, fechando aos 139.050 pontos. A baixa foi puxada, principalmente, pelo setor financeiro: ações do Itaú caíram 0,36%, as do Bradesco recuaram 1,85%, e o Santander teve perda de 2,58%.
Além dos bancos, empresas do setor de consumo e serviços também influenciaram negativamente. O Assaí viu seus papéis desvalorizarem cerca de 8%, enquanto a Localiza caiu 5%.
Por outro lado, empresas de peso no índice compensaram parcialmente as perdas. A Petrobras subiu 2,34% e a Vale teve alta de 3,75%.
Fatores que influenciaram o mercado
Internamente, os investidores reagiram à divulgação da queda de 0,5% na produção industrial brasileira em maio, na comparação com abril, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. O dado reforça preocupações com o ritmo da atividade econômica no país.
Outro fator que segue no radar do mercado é o impasse entre o governo federal e o Congresso em torno da possível elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o que pode impactar diretamente investimentos e movimentações financeiras.
Influência dos Estados Unidos
No cenário externo, os mercados reagiram à surpresa negativa nos dados de emprego dos Estados Unidos. De acordo com o Metrópoles, o setor privado americano perdeu 33 mil vagas em junho, contrariando as expectativas de criação de 100 mil postos. Essa foi a primeira queda registrada no relatório da ADP (Automatic Data Processing) desde março de 2023.
O dado reforçou a expectativa de que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, possa realizar até dois cortes na taxa de juros ainda em 2025. Atualmente, os juros americanos estão no intervalo entre 4,25% e 4,50%.
Balanço do ano
Apesar da queda nesta quarta-feira, o Ibovespa acumula alta de 16,02% em 2025, com valorização de 1,96% na semana. O desempenho da Bolsa reflete otimismo em relação à recuperação de setores estratégicos e a expectativa de redução de juros no exterior.
Por Paraíba Master