Dólar recua para o menor valor desde junho de 2024 e bolsa tem máxima histórica

Foto: reprodução
O mercado financeiro brasileiro registrou marcas históricas nesta quinta-feira (3/7), com destaque para a valorização da Bolsa de Valores e a queda do dólar frente ao real. A moeda norte-americana recuou 0,29%, sendo cotada a R$ 5,40 — o menor patamar desde 11 de junho de 2024, quando chegou a R$ 5,36.
Já o Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o pregão com alta de 1,35%, alcançando os 140.927 pontos. Com isso, superou seu recorde anterior de 140.110 pontos, registrado em 20 de maio deste ano, marcando o maior nível da história da Bolsa brasileira.
O movimento de otimismo também foi observado nas principais bolsas dos Estados Unidos. Em Nova York, o S&P 500 subiu 0,83%, o Dow Jones avançou 0,77% e o Nasdaq — que concentra ações de empresas do setor de tecnologia — teve alta de 1,02%. Tanto o S&P quanto o Nasdaq também atingiram máximas históricas.
Dados de emprego nos EUA impulsionam mercados
De acordo com analistas consultados pelo Metrópoles, o gatilho para os avanços nos mercados foi o desempenho acima do esperado do mercado de trabalho dos EUA. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS), os Estados Unidos criaram 147 mil vagas de emprego em junho, superando com folga as previsões do mercado, que estimavam 110 mil novas vagas.
Para Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, o resultado mostra uma economia americana ainda aquecida.
“A demonstração de força da geração de empregos nos EUA traz uma expectativa de continuidade do crescimento robusto da economia americana”, afirmou.
Ela destaca que o cenário anterior era de apreensão com uma possível desaceleração ou recessão, mas o novo dado mudou essa percepção.
“Agora, esse sentimento foi substituído pela impressão de que a perda de ritmo não trará choques mais fortes”, avaliou.
O resultado também contribui para o aumento dos fluxos de capital em direção aos mercados emergentes, como o Brasil, favorecendo tanto o câmbio quanto os ativos da B3.
Por Paraíba Master