5 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Após conversa com Trump, Putin ordena maior ataque aéreo da guerra contra Kiev

 Após conversa com Trump, Putin ordena maior ataque aéreo da guerra contra Kiev

Foto: Kevin Lamarque

#Compartilhe

Horas depois de uma ligação classificada como “decepcionante” por Donald Trump, a Rússia lançou, nesta sexta-feira (4), o maior ataque aéreo desde o início da guerra, com foco em Kiev. A capital ucraniana foi alvo de quase 550 mísseis e drones durante oito horas de bombardeios.

O presidente ucraniano Volodimir Zelenski afirmou que Putin “zombou dos esforços de paz” de Trump e cobrou resposta imediata da comunidade internacional, com mais sanções e envio de sistemas de defesa aérea.

O ataque deixou ao menos 23 feridos e 14 pessoas precisaram de hospitalização. No ataque mais letal registrado em Kiev, em 17 de junho, 28 pessoas morreram e 134 ficaram feridas.

A situação provocou incêndios e pânico entre os moradores. Parte da ofensiva atingiu ainda a cidade natal de Zelenski e áreas do leste e norte do país, onde as tropas russas seguem avançando.

O episódio ocorre em meio à suspensão de envio de armas dos EUA para Kiev e ao isolamento político de Putin, que mesmo assim mantém operações militares intensas e exige concessões territoriais para negociar a paz.

Por Paraíba Master

Relacionados