Alunos da Rede Municipal de Ensino vão representar a Paraíba na RoboCup 2025

Foto: reprodução
Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa foram selecionados para representar a Paraíba na RoboCup 2025, maior evento mundial de Robótica e Inteligência Artificial, que acontecerá entre os dias 15 e 21 de julho, em Salvador (BA). A participação foi garantida após as equipes conquistarem menções honrosas na Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2024, realizada em Goiânia (GO). A Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está custeando a viagem das quatro equipes, que contarão com 15 integrantes, entre alunos e professores.
Os alunos competirão na liga RoboCupJunior, voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, com foco na aprendizagem por meio de experiências práticas em robótica, eletrônica, software e trabalho em equipe. Os projetos desenvolvidos pelas escolas municipais unem inovação tecnológica, impacto social e criatividade.
De acordo com Fagner Ribeiro, representante estadual e coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na Paraíba, o evento é uma oportunidade única de crescimento para os alunos.
“Essa participação é de extrema importância para nossos estudantes, pois está diretamente relacionada ao desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral dos alunos. A RoboCup estimula habilidades fundamentais, como pensamento lógico, resolução de problemas, colaboração e aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada”, destacou.
Entre os participantes estão os criadores do projeto E-book Digital, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, que visa facilitar a alfabetização de crianças. A professora e mediadora de tecnologia Thayse Christiane Carneiro de Souza acompanha a equipe The Boys, formada por alunos de apenas 9 anos.
“É uma enorme alegria ver nossas equipes da Rede Municipal de João Pessoa representando a cidade e o estado na RoboCup Mundial. Essa participação é um reflexo do compromisso que temos com uma educação pública inovadora, que acredita no potencial das crianças e jovens, investe em tecnologia, criatividade e no trabalho em equipe. Estar entre os melhores do mundo é motivo de muito orgulho! A expectativa é grande. Sabemos que será uma experiência transformadora, repleta de aprendizados e desafios”, afirmou a monitora.
A mãe do aluno Vinícius Gabriel, Samara Cristina Mendes da Silva, expressou seu orgulho pela conquista do filho.
“Vinícius está realizado! É a segunda vez que ele participa de uma competição como essa, e mesmo assim tudo ainda é novo e encantador para ele. Para nós, como família, é um orgulho imenso ver nosso filho representando o estado em um evento tão importante. Isso só reforça a nossa esperança de que a educação tem, sim, o poder de transformar vidas.”
Outro projeto selecionado é o Colete Inclusivo Inovador, da Escola Municipal Índio Piragibe, voltado para auxiliar na comunicação de pessoas com necessidades especiais. O professor Fábio Souza Bezerra, que leciona Robótica e Cultura Maker e acompanha a equipe Ninja Phoenix, celebrou a conquista.
“Essa participação ocorre depois de um ano de muito trabalho, dedicação e empenho. É muito gratificante ver o esforço dos alunos sendo reconhecido. Minha expectativa e a dos meus alunos são as melhores possíveis. Eles estão bastante empolgados para mostrar o projeto premiado, que poderá ajudar milhares de pessoas. Queremos mostrar que na escola pública também é possível realizar sonhos, basta querer”, declarou o professor.
O aluno Elias Rodrigues Leandro, de 17 anos, integrante da mesma equipe, expressou sua gratidão em levar o nome da Paraíba para um evento mundial.
“Quero agradecer de coração por essa oportunidade. Representar o meu estado é uma honra que não se explica, só se sente”, disse.
As outras duas equipes que também participarão da RoboCup 2025 são da Escola Santa Ângela, com o projeto Amigo Guto, um robô animatrônico que promove inclusão e ludicidade nas salas de aula, das alunas Anna Julya Araújo de Oliveira e Byanka Hellen Pereira da Cruz, da Equipe Estrela, que tiveram como monitora a professora Saryanne Alves Fernandes da Costa, e ainda a Escola Municipal Augusto dos Anjos, representada pelos alunos Nicolas Miguel de Aguiar e Milena Alves da Silva, monitorados pela educadora Maria Olga Pessoa, com o Robô monitorador de corais, voltado para a preservação ambiental.
Reconhecimento – As equipes são formadas por alunos e alunas com idades entre 9 e 17 anos, acompanhados por professores da rede. Os projetos foram reconhecidos em competições regionais e nacionais por sua qualidade técnica, relevância social e aplicabilidade prática, e agora terão a chance de serem apresentados em nível internacional, ao lado de delegações de todo o mundo.
A RoboCup 2025 contará com competições de robôs autônomos em partidas de futebol, operações de resgate e robótica de serviço, além de mostras, workshops, palestras e exposições de tecnologia, promovendo a troca de experiências entre academia, indústria e sociedade.
A expectativa da delegação paraibana é alta: mostrar que a educação pública de João Pessoa tem força, talento e protagonismo.
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa