12 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Paraíba supera meta de alfabetização infantil do MEC e conquista 12ª posição no ranking nacional

 Paraíba supera meta de alfabetização infantil do MEC e conquista 12ª posição no ranking nacional

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Paraíba ultrapassou a meta de alfabetização infantil estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2024. De acordo com dados do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados nesta sexta-feira (11), o estado alcançou 56% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental — um crescimento de 4,9 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 51,12%.

Com esse desempenho, a Paraíba ocupa a 12ª posição no ranking nacional de alfabetização infantil e está entre os dez estados brasileiros que superaram as metas intermediárias definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o Portal T5, no cenário regional, a Paraíba teve o 3º maior crescimento no Nordeste e, no país, o 9º maior avanço.

O resultado é atribuído à atuação conjunta entre o Governo da Paraíba e os 223 municípios paraibanos, especialmente por meio do programa Alfabetiza Mais Paraíba, lançado em maio de 2023. A iniciativa promove formação continuada para professores, produção de material didático próprio, acompanhamento pedagógico e incentivo à gestão educacional baseada em evidências.

Para o governador João Azevêdo, os números refletem um compromisso com a educação de qualidade:
“Alfabetizar nossas crianças é um compromisso de gestão e de justiça social. Estamos atuando lado a lado com os municípios para garantir o acesso à aprendizagem”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, também destacou a importância da cooperação entre os entes federativos:
“Políticas públicas estruturadas e executadas em parceria com os municípios têm mostrado resultados. Nosso foco é garantir que toda criança aprenda a ler no tempo certo”, disse.

O ICA avalia competências como leitura de palavras e textos curtos, interpretação de pequenos trechos e identificação de informações explícitas nos sistemas estaduais de avaliação. O índice é utilizado como referência para monitorar o progresso da alfabetização infantil em todo o país.

O secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, ressaltou o papel fundamental dos gestores locais:
“A colaboração com os municípios foi essencial. Esse resultado também pertence a cada prefeitura que investiu na alfabetização de suas crianças”, destacou.

A meta nacional é alcançar mais de 80% de crianças alfabetizadas até 2030. Com os avanços registrados em 2024, a Paraíba se consolida como um dos estados em destaque na construção de uma educação básica mais eficiente e inclusiva desde os primeiros anos escolares.

Por Paraíba Master

Relacionados