20 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Lula repudia sanções dos EUA contra Moraes e presta solidariedade ao STF, segundo Agência Brasil

 Lula repudia sanções dos EUA contra Moraes e presta solidariedade ao STF, segundo Agência Brasil

Foto: reprodução

#Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou, neste sábado (19), solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) após as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, seus aliados na Corte e familiares próximos. Em nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula classificou a medida como “arbitrária e completamente sem fundamento”.

“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”, declarou o presidente.

Lula ressaltou que qualquer tentativa de interferência em sistemas judiciais de outros países é uma violação do direito internacional e uma afronta à soberania. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, afirmou.

O presidente também reforçou o compromisso do governo com a preservação da democracia e da independência das instituições brasileiras. “Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, concluiu.

A manifestação do presidente ocorre um dia após o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciar a revogação dos vistos de Alexandre de Moraes e de outros ministros do STF — embora não tenha especificado quem mais estaria incluído na medida. De acordo com o Agência Brasil, a sanção também se estende aos familiares dos magistrados.

O anúncio veio horas após a Polícia Federal (PF) deflagrar uma operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que incluiu buscas e apreensões, além da imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, e proibição de uso de redes sociais.

Por Paraíba Master

Relacionados