27 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Coordenadoria promove série de atividades para fortalecer os direitos das mulheres negras na Capital

 Coordenadoria promove série de atividades para fortalecer os direitos das mulheres negras na Capital

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa realiza, a partir de segunda-feira (28), uma série de atividades em escolas da rede municipal com o objetivo de fortalecer o protagonismo, a visibilidade e os direitos das mulheres negras. O projeto ‘Mulheres Negras em Movimento: Julho de Vozes, Raízes e Luta’ segue até a quinta-feira (31) em quatro unidades educacionais.

As ações afirmativas previstas no calendário buscam provocar encontros significativos entre a comunidade, a arte e as políticas públicas e serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, que tem Lucian Souza como presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial.

A programação prevê rodas de conversas itinerantes; oficinas com trançadeiras, conversas sobre autocuidado e valorização da estética negra; entre outras atividades.

“Será um ato simbólico e político de valorização da cultura negra, da história afro-brasileira e da potência das mulheres negras, para enriquecer as narrativas que celebram o 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que inspira esse projeto”, ressalta a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Carla Uedler Moreira.

Calendário de atividades:

• 28/07 – EM Antonio Santos Coelho Neto, às 9h

• 29/07 – EM Zumbi dos Palmares, às 14h

• 30/07 – EM Padre Pedro Serrano, às 14h

• 31/07 – EM Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado, às 14h

Confira a programação:

Rodas “Mulheres Negras Dizem”

  • Roda de conversa itinerante sobre identidade e vivências negras.
  • Participação direta dos alunos: protagonismo das alunas, que dialogarão sobre suas vivências e sonhos no contexto do ‘Julho das Pretas’.
  • Haverá a participação de outras mulheres negras convidadas para enriquecer o diálogo: Adelhya Gomes, gerente da Secretaria de Saúde da População Negra do Governo do Estado, professora de Dança Afro e Práticas de Cuidado Integral da mulher negra.
  • Participação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa com informações sobre questões de gênero e suas interseccionalidades, através de atividades lúdicas.
  • Participação de Erika Santos, empreendedora na Casa do Axé, ganhadora do prêmio ExpoFavela que a levou para Paris representando a Paraíba.

Mutirão de tranças e autoestima

  • Oficinas com trançadeiras, conversas sobre autocuidado e valorização da estética negra.
  • Participação de Jake Furtado, pedagoga e trancista na Jake Furtado Afro Hair, que trará a questão do empoderamento das mulheres negras.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados