Alcolumbre descarta pautar impeachment de Moraes, mesmo com apoio unânime do Senado

Foto: Divulgação
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), foi categórico ao afirmar que não colocará em votação o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), independentemente do número de assinaturas.
Em reunião com líderes da base do governo e da oposição, Alcolumbre disse em tom firme: “Nem se tiver 81 assinaturas, ainda assim não pauto impeachment de ministro do STF para votar”. A fala, segundo relatos, foi direcionada inclusive aos senadores bolsonaristas Rogério Marinho (PL-RN), Tereza Cristina (PP-MS) e Marcos Rogério (PL-RO), que estavam presentes.
A declaração frustrou a oposição, que horas antes havia anunciado ter reunido as 41 assinaturas necessárias para dar início ao processo — número que, no entanto, depende da decisão do presidente do Senado para avançar.
“Um processo de impeachment não é fruto de vontade do presidente da Casa. É um movimento de maturação e tempo. O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também não ia votar o impeachment de Dilma Rousseff. Mas uma hora o vento muda”, rebateu o senador Carlos Portinho (PL-RJ).