Câmara dos Deputados aciona PF após ex-presidente da OAB fazer declaração contra Bolsonaro

Foto: Divulgação
A Câmara dos Deputados anunciou que vai encaminhar à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedidos para que investiguem o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. A medida ocorre após Santa Cruz declarar, em uma postagem, que seria necessário “uma bala na nuca” do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em suas redes sociais, Santa Cruz, que ocupa o cargo de secretário de Governo do Rio de Janeiro, comentou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro: “Traição aos cânones democráticos. No meu mundo ideal, seria pena de morte. Bala na nuca!”, escreveu.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara já manifestou apoio unânime aos requerimentos do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que solicitam a abertura de investigações contra Santa Cruz por suposta “ameaça e incitação à prática de crime” contra Bolsonaro. Os documentos reforçam a necessidade de apuração dos fatos pelas autoridades competentes.
“Tais palavras ultrapassam os limites da crítica política ou da liberdade de expressão, adentrando o campo penal da incitação ao crime e da ameaça, podendo ainda ser interpretadas como violação aos princípios da moralidade e da legalidade administrativa, dada a relevância institucional de quem as profere”, argumentou Vieira de Melo.
Por Paraíba Master