13 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Dia do Estudante é celebrado na Afya Paraíba com palestras sobre foco e desempenho acadêmico

 Dia do Estudante é celebrado na Afya Paraíba com palestras sobre foco e desempenho acadêmico

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – Afya Paraíba – promoveu, nesta segunda-feira (11), um evento especial de boas-vindas aos alunos, marcando o retorno das aulas do segundo semestre de 2025.2 e celebrando o Dia do Estudante. O encontro, realizado no Intermares Hall, reuniu professores, colaboradores e estudantes de todos os períodos do curso de Medicina, do P1 ao P12, para um momento de integração, motivação e aprendizado.

Em um curso longo e intenso como Medicina, cada semestre é mais do que apenas um novo capítulo acadêmico — é um passo a mais na realização de um sonho. Entre provas, plantões, prazos e a pressão por resultados, muitos estudantes enfrentam um desafio silencioso: manter a concentração em meio a um mundo repleto de distrações. Foi pensando nisso que a Afya Paraíba preparou um encontro para reacender a chama da motivação e oferecer ferramentas práticas para que seus alunos avancem com mais foco e confiança.

A programação contou com duas palestras de destaque. O psiquiatra Fernando Fernandes, assistente do Hospital das Clínicas da USP, membro do Programa de Transtornos do Humor do Instituto de Psiquiatria e coordenador do Ambulatório de Depressão, trouxe o tema “Estratégias práticas de concentração e desempenho acadêmico”. Além de ser presidente do Conselho Científico da ABRATA (Associação Brasileira de Portadores de Transtornos Afetivos) e parceiro especialista do CVV, o médico falou sobre como resgatar a atenção em um mundo que constantemente a sequestra.

“Esse cuidado com as boas-vindas pode ser bastante inspirador para começar um semestre. Hoje vivemos uma pseudoepidemia de déficit de atenção. Muita gente acredita ter desenvolvido isso na vida adulta, mas déficit de atenção é algo do desenvolvimento. O que acontece é que a nossa atenção e concentração estão sendo sequestradas por diversos fatores do mundo atual. Precisamos resgatá-las, e é sobre isso que vamos conversar”, destacou.

Já a segunda palestra, “Reprograme sua mente: estudar pode ser muito mais eficiente”, foi conduzida pela paraibana Amanda Brito de Carvalho Costa, bacharel e mestre em Engenharia pela Universidade Federal da Paraíba, servidora pública estadual aprovada em três concursos e CEO da Brain Mentoria e Cursos Ltda. Desde 2019, Amanda atua na mentoria para Residência Médica, ajudando estudantes a transformar esforço em resultados concretos.

“Acho que é uma dor de todo aluno: como fazer mais em menos tempo e de forma mais eficiente. Estou muito empolgada porque acredito que isso vai ajudar tanto quem está começando agora quanto quem já estuda há mais tempo. Vou apresentar seis soluções práticas, desde respeitar os fundamentos do estudo – teoria, questões, revisões e simulados – até entender que não basta fazer questões, é preciso corrigir e aprender com elas. Todo mundo vai sair ganhando”, afirmou.

O diretor-geral da Afya Paraíba, Sérgio Ricardo, ressaltou que o momento foi mais do que um evento acadêmico — foi um convite para manter viva a motivação que move cada estudante.

“A tríade atenção, concentração e memória é fundamental durante os seis anos de formação. Essas palestras lembram que, mesmo em um mundo cheio de distrações, é preciso se concentrar no que mais importa: estudar, realizar boas avaliações, escolher uma residência e, ao final, atender a população com excelência. Nosso objetivo é transformar a saúde com médicos vocacionados, e para isso trouxemos dois profissionais que reforçam a importância dessa missão”, explicou.

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Paraíba Master com informações da Assessoria

Relacionados