21 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Relatório explosivo da PF revela crise interna no bolsonarismo e irrita aliados

 Relatório explosivo da PF revela crise interna no bolsonarismo e irrita aliados

Foto: Alan Santos/PR

#Compartilhe

O relatório da Polícia Federal, com 170 páginas divulgadas na quarta-feira (20), causou forte impacto entre aliados de Jair Bolsonaro ao revelar trocas de mensagens que escancaram divisões dentro da direita. As conversas extraídas do celular do ex-presidente mostram o desgaste entre ele e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além da influência direta do pastor Silas Malafaia em decisões do núcleo bolsonarista. A postura apática de Bolsonaro diante dos ataques do filho surpreendeu até mesmo aliados próximos.

No entorno da família Bolsonaro, o conteúdo foi classificado como um “vazamento político” e visto como uma tentativa de criar desgaste à imagem da direita. Embora avaliem que o relatório não tem peso jurídico imediato, reconhecem o efeito simbólico às vésperas do julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado e das manifestações do 7 de Setembro. Para eles, a divulgação funciona como um espetáculo com objetivo de enfraquecer o campo conservador.

Com o desconforto causado pelo conteúdo das mensagens — em especial as que revelam tensões familiares e disputas de liderança —, aliados de Bolsonaro passaram a adotar o discurso de que o relatório foi divulgado com fins políticos. Eles alegam que a publicação, feita às vésperas do julgamento sobre a tentativa de golpe e das manifestações de 7 de Setembro, teria como objetivo influenciar a opinião pública. Apesar da repercussão, o foco agora está nas estratégias de defesa e na condução dos próximos passos no cenário político e jurídico.

Por Paraíba Master

Relacionados