Rios da Amazônia entram em alerta por escassez de água e seca preocupa autoridades

Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Águas (ANA) declarou situação crítica em importantes rios da Amazônia por causa da escassez de água. A medida atinge os rios Juruá, Purus e seus afluentes, Acre e Iaco — que nascem no Peru e cortam os estados do Acre e Amazonas. O alerta, válido até outubro, foi publicado no Diário Oficial e tem como objetivo propor ações para mitigar os impactos da baixa nos níveis d’água.
Segundo a ANA, a região tem enfrentado chuvas abaixo da média desde 2023, e a tendência é de que o volume continue baixo nos próximos meses. Com a medida, empresas de saneamento poderão adotar tarifas especiais para cobrir custos extras, e estados e municípios terão mais facilidade para obter apoio federal em casos de calamidade.
Embora o período entre junho e novembro seja marcado naturalmente pela vazante dos rios, os níveis atuais estão bem abaixo do esperado, o que acende um sinal de alerta. Segundo a Agência Brasil, a resolução poderá ser prorrogada, caso a situação persista, ou suspensa, se as chuvas voltarem.
Por Paraíba Master