11 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

FGV divulga resultados das inscrições homologadas nas cotas e atendimentos especiais do CPNU 2025

 FGV divulga resultados das inscrições homologadas nas cotas e atendimentos especiais do CPNU 2025

Caroline Oliveira/Brasil de Fato

#Compartilhe

A Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, publicou nesta segunda-feira (1º) os resultados definitivos das inscrições homologadas para candidatos que concorrem por meio das cotas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência (PcD). Também foram divulgadas as decisões finais sobre os pedidos de atendimento especial para gestantes, lactantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Consulta dos resultados

As listas finais dos candidatos que tiveram os pedidos deferidos ou indeferidos estão disponíveis no site da FGV. Os nomes foram organizados por número de inscrição, nome do candidato e bloco temático, em ordem alfabética.

Candidatos que manifestaram interesse nas cotas podem consultar individualmente o resultado de sua solicitação na página de acompanhamento do certame, acessando com CPF e senha da conta Gov.br.

Ampliação das cotas

A segunda edição do CPNU oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal. Com a entrada em vigor da nova Lei de Cotas (nº 15.142/2025), regulamentada pelo Decreto nº 12.536/2025, o percentual mínimo de reserva de vagas foi ampliado para 30% para candidatos negros, indígenas e quilombolas.

Ao todo, 35% das vagas do concurso estão destinadas a ações afirmativas, divididas da seguinte forma:

  • 25% para pessoas negras,

  • 5% para pessoas com deficiência (PcD),

  • 3% para indígenas,

  • 2% para quilombolas.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), essas mudanças já estão sendo aplicadas nesta edição do CPNU. Entre os mais de 760 mil inscritos, 252.596 tiveram as inscrições homologadas nas modalidades de cotas, sendo 210.882 apenas de candidatos negros — o que representa 27,7% do total.

Aplicação das provas

As provas do CPNU 2025 serão realizadas em duas etapas, previstas para ocorrer em 218 municípios de todo o Brasil. A primeira fase, composta por provas objetivas com questões de múltipla escolha, está marcada para o dia 5 de outubro. O gabarito final e a convocação para a segunda fase serão divulgados no dia 12 de novembro.

A segunda etapa do concurso, com provas discursivas, acontecerá em 7 de dezembro. Nessa fase, os candidatos serão avaliados quanto ao domínio do conteúdo, capacidade de argumentação e clareza na exposição das ideias.

Verificação da autodeclaração

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas por cotas deverão passar por um procedimento de verificação complementar da autodeclaração, entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, nas mesmas cidades onde realizaram as provas.

A banca avaliadora da FGV será composta por cinco membros, que farão a aferição com base exclusivamente em características fenotípicas (aparência física), no caso de candidatos autodeclarados negros. A aprovação na autodeclaração exige o reconhecimento pela maioria dos membros da comissão.

Já os candidatos com deficiência terão que apresentar documentação comprobatória, como laudos médicos, para validar o direito às vagas destinadas a esse grupo.

Por Paraíba Master

Relacionados