IFPB abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com mais de 4 mil vagas para 2026.1

Foto: Divulgação
Estudantes que desejam ingressar no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) já podem se inscrever no Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT) para o semestre 2026.1. As inscrições estão abertas até o dia 6 de outubro e são totalmente gratuitas, assim como os cursos oferecidos.
Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 4 mil vagas distribuídas entre cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos subsequentes, voltados para quem já concluiu o ensino médio. As oportunidades estão espalhadas por 21 campi da instituição no estado.
A seleção não contará com aplicação de provas. O critério utilizado será a análise do histórico escolar, levando em consideração as notas das disciplinas de Língua Portuguesa (ou Português), Matemática, História e Geografia. Candidatos que não puderem anexar o histórico poderão apresentar uma declaração emitida pela escola onde estudam.
Ações afirmativas e reserva de vagas
Seguindo a política de inclusão, o IFPB destina 50% das vagas de cada curso, turno e campus a estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Dentro dessa reserva, também estão incluídas as ações afirmativas voltadas a grupos historicamente minorizados.
Campi com vagas abertas
As inscrições estão disponíveis para cursos oferecidos nos seguintes campi:
-
Areia
-
Cabedelo
-
Cabedelo Centro
-
Cajazeiras
-
Campina Grande
-
Catolé do Rocha
-
Esperança
-
Guarabira
-
Itabaiana
-
Itaporanga
-
João Pessoa
-
Mangabeira
-
Monteiro
-
Patos
-
Pedras de Fogo
-
Picuí
-
Princesa Isabel
-
Santa Luzia
-
Santa Rita
-
Sousa
-
Soledade
Como se inscrever
O processo de inscrição é feito exclusivamente online, por meio do Portal do Estudante do IFPB. É fundamental que o candidato leia atentamente o edital correspondente à modalidade desejada (Integrado, Subsequente ou Curso de Instrumento Musical), pois o documento traz todas as orientações sobre o processo seletivo, critérios de classificação e documentação exigida.
Por Paraíba Master