8 de novembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Lula alerta para risco de aprovação da anistia e pede mobilização popular contra projeto

 Lula alerta para risco de aprovação da anistia e pede mobilização popular contra projeto

Foto: reprodução

#Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (4) que, caso o projeto da anistia seja levado a votação no Congresso Nacional, há “risco” de que seja aprovado. A declaração foi feita durante encontro com comunicadores e influenciadores de redes periféricas, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG).

“Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. Porque o Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia”, disse Lula, ressaltando que a extrema direita ainda exerce forte influência no Legislativo.

O projeto, defendido pelo Partido Liberal (PL) e aliados da oposição, prevê o perdão aos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, incluindo organizadores, incentivadores e financiadores. De acordo com o Agência Brasil, se aprovado, pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Entretanto, o STF já decidiu que não cabe anistia para crimes contra a ordem democrática, como no caso do indulto concedido a Daniel Silveira em 2022, considerado inconstitucional pela Corte.

Politização e combate às fake news

Segundo Lula, o Brasil vive um “momento de incompreensão”, o que torna fundamental ampliar a politização das comunidades e o combate às notícias falsas.
“As pessoas precisam ser politizadas. As pessoas precisam ser orientadas sobre o que é certo e o que é errado. Nós precisamos combater a fake news. Não tem porquê a gente deixar que a mentira seja mais importante do que a verdade”, disse.

O presidente também pediu apoio aos influenciadores para divulgar políticas públicas voltadas à população de baixa renda e destacou que democracia só tem sentido quando melhora a vida das pessoas.
“A democracia pro povo é comer, é estudar, é morar, é ter acesso à cultura, ao lazer, é fazer o que quiserem”, declarou.

Lançamento do Gás do Povo

Após o encontro, Lula participou de evento na comunidade e lançou o programa Gás do Povo, que garantirá gás de cozinha gratuito a famílias de baixa renda.

Por Paraíba Master

Relacionados