Centro de João Pessoa pode ganhar “shopping da cultura” com foco em inclusão e economia criativa

Foto: Reprodução
João Pessoa pode estar próximo de receber a Casa Zero 83, um projeto inspirado na experiência da Casa Zero 81, de Recife, voltado à valorização da cultura local e ao estímulo da economia criativa. A iniciativa, anunciada pelo prefeito Cícero Lucena, pretende transformar um imóvel no Centro da cidade em um espaço multifuncional com loja de artesanato, café, capacitações e atividades culturais, funcionando como um “shopping social e cultural”. O objetivo é revitalizar a área central por meio da ocupação positiva dos espaços, promovendo geração de renda e inclusão produtiva.
Segundo o prefeito, os estudos já foram iniciados e a Inovacentro acompanha de perto o modelo pernambucano para adaptar à realidade da capital paraibana. A implantação será viabilizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, apoio institucional e doações. Em reunião com Fábio Silva, idealizador da proposta original, Cícero destacou que o projeto pode transformar a região, atraindo negócios e movimentando a economia criativa local.
De acordo com informações do Portal Paraíba Já, o projeto também tem um forte impacto simbólico, atuando no combate a estigmas urbanos e na valorização da identidade e da memória cultural das cidades. A Casa Zero 83 é vista como uma aposta estratégica da gestão municipal para revitalizar o Centro com arte, empreendedorismo e inclusão.
Por Paraíba Master