21 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Paraíba realiza 1ª captação cardíaca em Patos e muda a história dos transplantes no interior

 Paraíba realiza 1ª captação cardíaca em Patos e muda a história dos transplantes no interior

Foto: Divulgação

#Compartilhe

Um gesto de amor transformou a dor em esperança e marcou um avanço histórico na saúde da Paraíba. Pela primeira vez, foi realizada uma captação de coração no Sertão do estado, no Hospital Regional de Patos, conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação da Paraíba (Secom-PB). A doação partiu de uma mulher de 40 anos, vítima de AVC. Além do coração, também foram doados fígado, rins e córneas, beneficiando seis pacientes que aguardavam em listas de espera na Paraíba e em Pernambuco.

A ação inédita só foi possível graças à expansão da Central Estadual de Transplantes, ao preparo das equipes do hospital sertanejo e à logística viabilizada pelas aeronaves adquiridas pelo Governo do Estado. Em entrevista repercutida pelo portal PB Agora, a diretora da Central, Rafaela Dias, destacou que o caso representa “o início de uma nova fase para os transplantes fora da capital, com o Sertão se consolidando como centro doador”. A estruturação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT), criada em 2024, foi essencial para tornar o procedimento possível.

O transporte dos órgãos contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), garantindo agilidade entre Patos e os centros transplantadores. Antes da cirurgia, familiares e profissionais participaram de um momento simbólico e emocionante: o ‘cortejo da vida’, prestando homenagem à doadora, que havia expressado em vida o desejo de ajudar outras pessoas após sua partida.

Com essa ação, a Paraíba alcança nove corações doados em 2025, além de 28 doações de múltiplos órgãos e 150 transplantes realizados no ano. Apesar dos avanços, 817 pessoas ainda seguem na fila por um transplante no estado, e ações como essa, que descentralizam o acesso e reforçam a solidariedade, são fundamentais para salvar mais vidas.

Por Paraíba Master

Relacionados