16 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Estudantes paraibanos do Projeto Limite do Visível conquistam primeiro lugar em torneio internacional de robótica no Chile

 Estudantes paraibanos do Projeto Limite do Visível conquistam primeiro lugar em torneio internacional de robótica no Chile

Foto: Divulgação

#Compartilhe

A Paraíba se destacou, mais uma vez, no cenário internacional de robótica. Nos dias 6 e 7 de setembro, a equipe do Projeto Limite do Visível participou do International Tournament of Robots (ITR 2025) em Santiago, no Chile, e conquistou os três principais troféus da competição, reafirmando o protagonismo do estado na ciência e inovação.

As equipes competiram contra representantes de diversos países em provas que desafiavam habilidades de programação, engenharia, raciocínio lógico e estratégia. O desempenho da Paraíba trouxe grandes resultados: 1º lugar: Equipe Olimpo-RP, na modalidade Resgate de Alto Risco; 2º lugar: Equipe GDA, também na modalidade Resgate de Alto Risco; 3º lugar: Equipe Bumblebee, na modalidade Carros Autônomos.

A delegação, composta por 12 estudantes divididos em três grupos e três professores, é formada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e integrantes do Projeto Limite do Visível. A iniciativa é do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties).

As equipes já tinham conquistado o título de campeã brasileira em 2024, além de outras vitórias internacionais no mesmo ano. Para a competição no Chile, a delegação chegou com antecedência para realizar a montagem e testes dos equipamentos, garantindo o alto desempenho e os resultados alcançados.

O secretário da Secties, Claudio Furtado, também celebrou o resultado. “É uma alegria imensa ver a Paraíba se destacando no cenário internacional da robótica. Ou seja, estamos colhendo os frutos de um trabalho que vem sendo realizado de forma contínua, com investimento, planejamento e apoio às equipes. Essa conquista reforça que o caminho que estamos trilhando está correto e que investir em ciência e tecnologia traz resultados concretos para o nosso estado e para a formação dos estudantes”.

O capitão da equipe Bumblebee, Davi Brito, comemorou a conquista inédita na modalidade Carros Autônomos. “É uma honra imensa representar o Brasil e a Paraíba no ITR Chile 2025, conquistando o nosso primeiro título internacional na modalidade de carros autônomos. Esse momento não é só meu, mas de todos que acreditaram nesse sonho e caminharam comigo. Levamos mais de um ano de treinamento e aperfeiçoamento, e nada disso seria possível sem o investimento que o Governo da Paraíba, por meio da Secties, vem fazendo na robótica. Agradeço também ao suporte técnico de Fagner e ao acompanhamento dos professores Heronides e Crismarkes, que foram fundamentais nessa conquista. Esse título mostra que, com oportunidade e dedicação, a gente pode ir muito além do Limite do Visível”, observou.

“Este evento é de suma importância para a troca de experiências entre as equipes e o intercâmbio cultural que nossos estudantes vivenciam em uma viagem para fora do País, como essa, dando protagonismo aos nossos alunos e incentivando para escolherem suas carreiras”, contou Fagner Ribeiro, coordenador de Robótica na Secties.

IMG_7595.jpeg                                        IMG_7598.jpeg

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados