16 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

STF determina execução da pena de 14 anos de Débora Rodrigues dos Santos

 STF determina execução da pena de 14 anos de Débora Rodrigues dos Santos

Foto: reprodução

#Compartilhe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) a execução imediata da condenação da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, sentenciada a 14 anos de prisão pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Débora foi considerada culpada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. Entre os atos de vandalismo, ela foi responsável por pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente ao edifício-sede do STF.

Apesar da determinação de início do cumprimento da pena em regime fechado, Moraes manteve o benefício da prisão domiciliar, concedido em março deste ano em razão de Débora ter filhos menores de idade.

Na decisão, o ministro reconheceu o trânsito em julgado da condenação, encerrando a possibilidade de novos recursos.

“Determino o início do cumprimento da pena de reclusão, em regime fechado, em relação à ré Débora Rodrigues dos Santos, com a manutenção da prisão domiciliar”, escreveu Moraes.

Segundo o Agência Brasil, em agosto, a Primeira Turma do STF rejeitou recurso da defesa da cabeleireira, que buscava apresentar embargos infringentes. O colegiado acompanhou o voto de Moraes e entendeu que o instrumento não se aplicava ao caso, já que a condenação teve placar de 4 votos a 1.

Segundo o relator, somente um voto favorável à absolvição parcial não gera divergência suficiente para viabilizar o recurso.

Por Paraíba Master

Relacionados