17 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Programa Acessuas Trabalho promove aula inaugural do curso de cuidadora infantil

 Programa Acessuas Trabalho promove aula inaugural do curso de cuidadora infantil

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), realizou, nesta quarta-feira (17), a aula inaugural do curso profissionalizante de cuidadora infantil, promovido em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O curso é destinado a mulheres a partir de 18 anos, com Ensino Fundamental II completo, cadastradas no CadÚnico. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h40, no IFPB, em Jaguaribe.

A abertura das aulas aconteceu com a participação das 30 mulheres inscritas no curso. Durante o momento, elas puderam conhecer a grade de professores, os conteúdos que serão abordados ao longo da formação e receberam kits de papelaria, com mochila, cadernos e canetas, além de fardamento para o uso nas aulas.

Kaline Guerra, coordenadora do Acessuas Trabalho em João Pessoa, destacou a importância da iniciativa. “É muito gratificante ver mais um curso profissionalizante sendo iniciado. Sabemos que cada turma representa novas oportunidades e mudanças reais na vida das participantes. Nosso objetivo é oferecer qualificação, fortalecer a autonomia financeira e ampliar as perspectivas de futuro dessas mulheres”, afirmou.

A representante do IFPB, Flora Meira, coordenadora de extensão e cultura do campus João Pessoa e coordenadora do programa Mulheres Mil, reforçou a relevância da parceria com a Prefeitura de João Pessoa para viabilizar o curso. “Esse curso tem como objetivo preparar as mulheres para atuar com responsabilidade, afeto e dedicação no cuidado com crianças. Isso contribui não apenas para o desenvolvimento infantil, mas também para a vida de muitas famílias. A parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania é fundamental, porque é através dela que conseguimos identificar as demandas da sociedade e do mercado de trabalho”, explicou.

Flora Meira ainda detalhou a atuação do Programa Mulheres Mil, iniciativa que integra a formação. “O IFPB tem o compromisso de promover inclusão e oportunidades por meio da educação, e o Mulheres Mil é um exemplo disso. O programa proporciona formação de qualidade para mulheres em situação de vulnerabilidade, capacitando-as para o mercado de trabalho e também para uma nova perspectiva de vida. Ao final do curso, o Sine-JP estará no campus para realizar os cadastros e encaminhar as alunas diretamente para vagas de emprego. Assim, a formação se transforma em uma porta aberta para o futuro dessas mulheres”, destacou.

Entre as alunas inscritas está Ivone da Silva, que compartilhou sua emoção ao começar a formação. “Esse é um sonho realizado. Sempre tive vontade de fazer esse curso porque amo crianças e me identifico muito com essa área. Hoje trabalho como artesã, mas quero conquistar algo que me faça sentir bem e, principalmente, dar o melhor para meus três filhos. Para mim, ser cuidadora infantil é uma honra e só tenho a agradecer por essa oportunidade”, disse.

Por Paraíba Master

Relacionados