19 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Redemoinho de fogo se forma durante incêndio em canavial no interior de São Paulo

 Redemoinho de fogo se forma durante incêndio em canavial no interior de São Paulo

Foto: Reprodução/ Vídeo/ Defesa Civil de São Paulo

#Compartilhe

Um redemoinho de fogo se formou durante um incêndio em um canavial localizado entre os municípios de Flórida Paulista e Adamantina, no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (11). O fenômeno chamou a atenção de moradores e exigiu ação rápida das equipes de emergência.

As equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e brigadistas atuaram no combate às chamas e conseguiram controlar o fogo antes que ele se alastrasse para outras áreas. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Portal G1, o redemoinho de fogo ocorre quando o calor intenso gerado pelas chamas aquece o ar próximo ao solo, fazendo com que ele suba rapidamente. Ao entrar em contato com ventos laterais, esse ar quente pode começar a girar, formando uma coluna de fogo em movimento — fenômeno que lembra um pequeno tornado.

As imagens do redemoinho foram registradas e divulgadas pela Defesa Civil de São Paulo, evidenciando a força do calor e os riscos associados aos incêndios em áreas de vegetação seca.

O caso reforça o alerta sobre os perigos das queimadas em períodos de seca prolongada, comuns nesta época do ano, especialmente em regiões agrícolas.

Por Paraíba Master

Relacionados