João Azevêdo prestigia final do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e anuncia edição 2026 do Paraíba World Beach Games

Foto: Reprodução
O governador João Azevedo prestigiou, neste domingo (21), em João Pessoa, a Final do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (Elite 16), ocasião em que confirmou que a Capital paraibana sediará novamente, em 2026, o Paraíba World Beach Games, evento que reúne mais de 10 mil atletas, distribuídos em 14 modalidades de esportes de praia, numa megaestrutura montada nas areias de Tambaú e Cabo Branco, até o dia 9 de novembro. Ele também participou da premiação às duplas vencedoras do Elite 16.
Na ocasião, João Azevedo ressaltou que o Paraíba World Beach Games consolida a Capital paraibana na realização de grandes eventos. “Esse grande projeto que estamos desenvolvendo na área do esporte desde o ano passado consolida a Paraíba como destino e capaz de sediar grandes eventos. Por isso, acabamos de assinar um documento para que João Pessoa, no próximo ano, volte a realizar a terceira edição do Paraíba World Beach Games, evento que tem proporcionado grande alegria aos apaixonados por esportes de praia, mas também movimentado a economia e fortalecido o nosso turismo. O Paraíba World Beach Games deu tão certo que fomos de 40 dias, no ano passado, para 70 dias neste ano”, observou o governador, ao lado da primeira-dama Ana Maria Lins e de netos.
“É uma alegria muito grande, e o Governo do Estado não está medindo esforços — nem de pessoal, nem financeiro para manter de pé esse que é, verdadeiramente, um festival. Além de várias modalidades esportivas, aqui tem música, tem artesanato e, acima de tudo, tem toda essa festa dos amigos e das famílias que estão prestigiando seus ídolos”, comentou o gestor paraibano.
O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, observou que a assinatura do Termo de Compromisso demonstra o sucesso do Paraíba World Beach Games. “Esse grande evento veio para consolidar, definitivamente, João Pessoa como a capital dos esportes de praia, fortalecendo o sonho dos nossos jovens, que têm a oportunidade de verem seus ídolos, mas também o nosso turismo, a nossa economia, uma feliz junção de fatores que nos deixa extremamente felizes e na certeza de que estamos no caminho certo. Tanto é que firmamos, com a Confederação Brasileira de Vôlei e com Federação Internacional de Vôlei, um compromisso já para o próximo ano”, comentou.
Além de vôlei, o Paraíba World Beach Games também tem competições nas modalidades de basquete, natação no mar, frescobol, beach tênis, handebol de praia, futebol de areia, badmínton, wrestling, polo aquático, futevôlei, futebol de mesa, skate e surfe.
Também foi montada no local uma estrutura para apresentações culturais e artísticas, Mostra de Artesanato, Circuito Empreender e Praça de Alimentação.
Premiação — O governador João Azevedo participou, ainda, da premiação às duplas vencedoras do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. No masculino, deu Brasil. A dupla Evandro e Arthur Lanci venceu os franceses Bassereau e Calvin Aye por 2 sets a 0 (parciais de 21-15 e 27-25).
Num confronto 100% norte-americano no feminino, a dupla Shaw e Cheng venceu Cannon e Kraft por 2 a 0 (parciais 21-16 e 21-17)
Ainda no feminino (3° lugar), Duda e Ana Patrícia venceram as também brasileiras Carol Solberg e Rebecca Silva por 2 sets a 0 (parciais de 21-16 e 21-13), conquistando o Bronze no Elite 16 de João Pessoa.
A Final do Circuito Mundial de Vôlei de Praia foi prestigiada também pelo secretário-executivo da Sejel, Harlen Vilarim; pelo presidente da Federação Paraibana de Vôlei, Carlos Fernandes (Cascatinha); e pelo diretor de Relações Institucionais da CBV, Virgílio Pires, entre outros.
Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba