Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal será realizada neste sábado (27) na Paraíba

Foto: Divulgação
Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, promove o dia D de Vacinação contra a Raiva Animal, neste sábado (27). Em toda Paraíba, a vacina será ofertada em mais de 600 postos de vacinação espalhados nos 223 municípios, das 8h às 17h.
Em João Pessoa e Campina Grande, por meio de uma ação conjunta com a Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, serão ofertados Teste Rápido para Leishmaniose, castração e cadastro para castração. Na Capital, será no Bairro do Rangel, na Praça da Amizade, na Avenida Dois de Fevereiro e em Campina Grande, será no bairro do Cruzeiro, na Praça da Avenida Av. Juscelino Kubitschek, s/n.
Conforme o chefe da Área Técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Assis Azevedo, a meta é imunizar 820.532 animais, sendo 602.378 cães e 218.154 gatos. “Para atingirmos essa meta, serão mobilizados, aproximadamente, 1.600 profissionais de saúde em todo estado”, informou.
Durante os preparativos para a campanha, foram realizadas reuniões na sede das 12 Gerências Regionais de Saúde, e municípios correspondentes repassando as informações sobre a operacionalização da campanha, visando uma boa cobertura vacinal, período da ação, informes técnicos e tirando dúvidas junto aos técnicos dos diversos municípios.
Assis destacou que o último caso de raiva canina ocorrido na Paraíba foi no ano de 2021. “Na campanha, serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha para cada animal vacinado, propiciando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações”, reforçou.
Para a gerente operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, Fabíola Rezende, a mobilização junto com a Vigilância vai permitir a qualificação dos serviços. “No Dia D, estaremos juntos com a equipe da Vigilância para ampliar a oferta dos serviços visando proteger os cães e gatos do nosso estado. Uma demonstração do Governo da Paraíba de levar a política pública da causa animal do Litoral ao Sertão”, declarou.
A Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães (Variante 1 e 2) há 26 anos. Os últimos casos da doença na Paraíba em humanos ocorreram em 1999, cujo animal agressor foi o cão, nos municípios de Queimadas e João Pessoa.
Os últimos casos de raiva humana ocorridos na Paraíba com variante de outras espécies animais foram em 2015, no município de Jacaraú, onde o animal envolvido no acidente foi um felino, porém o vírus identificado foi o da Variante 3, oriundo dos morcegos hematófagos e o outro foi no ano de 2020 no município de Riacho dos Cavalos, tendo como animal agressor uma raposa, da variante oriunda dos canídeos silvestres.
Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba