24 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Hospital Municipal Santa Isabel realiza palestra para conscientizar sobre importância da doação de órgãos

 Hospital Municipal Santa Isabel realiza palestra para conscientizar sobre importância da doação de órgãos

Foto: reprodução

#Compartilhe

Engajado na campanha Setembro Verde, que chama a atenção para a importância da doação de órgãos e tecidos, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promoveu, na tarde desta terça-feira (23), uma palestra para colaboradores, pacientes e acompanhantes ressaltando a importância desse ato que salva vidas. O objetivo foi informar o público, desmistificar o tema e incentivar o ato de doar, que pode transformar vidas e reduzir o tempo de espera por transplantes.

“Quando falamos sobre doação de órgãos, estamos falando do último recurso na medicina que é o transplante. Temos hoje na Paraíba uma lista de espera em torno de 741 pessoas que aguardam por órgãos. Então, quando falamos sobre doação de órgãos estamos falando sobre vida, sobre a esperança de quem espera por um órgão, seja um fígado, um coração, um rim ou uma córnea, que é um tecido. Então, a doação de órgão é o único caminho para quem está esperando por um transplante”, ressaltou o enfermeiro Diego Correia de Andrade, que ministrou a palestra organizada pela Gerência de Enfermagem e Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Santa Isabel.

Durante a palestra, o principal tópico abordado por Diego Correia, que integra a Organização a Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), vinculada a Central de Transplante da Paraíba, envolveu a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. “Hoje, o principal tópico é a conscientização, entender a importância da doação de órgãos, a importância da doação de tecidos oculares”, afirmou. Durante o evento também houve a troca de conhecimento entre os profissionais sobre protocolo de morte encefálica, onde foram abordadas questões que ajudam a entender o que é a morte encefálica, os principais requisitos e, após ela, qual é o próximo passo.

Ele destacou a importância do envolvimento dos profissionais do HMSI com a causa. “A importância dessa palestra é exatamente essa, que os profissionais entendam sobre essa causa, que vistam a camisa, porque o maior beneficiado é quem espera por um transplante, que não é só uma pessoa, é uma família inteira. Temos crianças, pessoas adultas, que a única esperança é que alguém, mesmo em momento de dor, quando perde um ente querido, que possa transformar essa dor em esperança. E só é possível transformar essa dor em esperança se a família já tem conhecimento sobre doação. Hoje a doação tem que ser autorizada pela família, de primeiro ou segundo grau. Então, o nosso objetivo é que possa levar essa mensagem sobre a importância do que é ser doador de órgãos”, destacou Diego Correia.

Dia Nacional – No próximo sábado, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Pode ser doador qualquer pessoa com idade entre 2 a 80 anos e que não apresente doença comprometedora do órgão ou tecido que será doado.

Para doar, basta, após o óbito, a família do doador informar ao hospital o seu desejo de doar ou entrar em contato com a Central de Transplante. Quem recebe os órgãos ou tecidos são pacientes que necessitam de um transplante e estão inscritos na lista de espera. Podem ser doados cartilagem, coração, córnea, fígado, intestino, medula óssea, ossos, pâncreas, pele, pulmão, rim e válvula.

Por Paraíba Master

Relacionados