25 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Governo da Paraíba promove Encontro do Programa Família Acolhedora em Itabaiana

 Governo da Paraíba promove Encontro do Programa Família Acolhedora em Itabaiana

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou, nessa quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Itabaiana, o ‘I Encontro Intersetorial do Serviço de Família Acolhedora com a Rede de Proteção à Infância e Adolescência’. No Evento, o juiz Hugo Gomes Zaher, atual coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado e, em breve, juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), elogiou o Serviço e mencionou um maior apoio durante sua nova missão em Brasília.

De responsabilidade da Gerência Operacional de Alta Complexidade da Sedh, o Encontro realizado na sede da 12ª Região Geo administrativa visou promover a integração e o fortalecimento da Rede de Proteção, reunindo representantes do Judiciário e da rede socioassistencial da região.

A iniciativa busca ampliar a articulação intersetorial e fortalecer a divulgação do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), que garante proteção integral para crianças e adolescentes temporariamente afastados do convívio familiar de origem.

Na oportunidade, houve uma explanação detalhada sobre o funcionamento do Serviço de Família Acolhedora. Posteriormente, assistentes sociais, conselheiros tutelares, secretários e outros integrantes da rede de proteção esclareceram dúvidas sobre o SAF.

A gerente operacional de Alta Complexidade, Roberta Cavalcanti Pires, que na ocasião representou a secretária Pollyanna Werton, falou sobre o intuito de fortalecer cada vez mais os territórios. “Nós temos a missão de transformar vidas através do poder do acolhimento. É por isso que nossas equipes são empenhadas e trabalham para dar respostas quase que imediatas, porque é um compromisso que a gestão tem com a política da criança e do adolescente”.

O juiz Hugo Zaher destacou tratar-se um marco. “Hoje é um momento muito importante porque traz todo um compromisso da rede de rroteção, do Sistema de Justiça, para estarem em conjunto, de mãos dadas, levando e fortalecendo ainda mais um Serviço que já é referência nacional. Não só um Serviço de excelência que vem sendo desenvolvido na Paraíba, mas também servindo de exemplo para outros estados, para o País todo”.

Na próxima semana, o juiz assumirá o novo cargo no CNJ e foi homenageado pela equipe do SAF devido a sua dedicação e colaboração com as crianças e adolescentes da Paraíba. “Dia 29 inicio minha atuação na gestão do ministro Edson Fachin, como juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, atuando especificamente no segmento da Infância e Juventude. Essa área é uma das prioridades do ministro e vamos colaborar para o fortalecimento do Serviço de Família Acolhedora”.

No Encontro, a promotora Fernanda de Lucena, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Adolescência, destacou a importância de priorizar o Serviço de Família Acolhedora. “A criança deve ser mantida no seio da sua família de origem, essa é a regra. Excepcionalmente, quando há situações de ameaça ou violação de direitos decorrentes da própria família, a criança vai passar para uma situação de acolhimento que pode ser o familiar ou institucional e, nessas duas modalidades de acolhimento, o familiar deve ser prioritário. Por isso é importante esse diálogo constante com a rede de proteção e com os integrantes do Serviço de Família Acolhedora para podermos, realmente, desenvolver um trabalho de qualidade e trazer essa consciência, principalmente à população, para haver o cadastramento de famílias e o conhecimento desse Serviço, que é tão bonito e tem ganhado tanto destaque nacional”.

A conselheira tutelar Marinalva Freitas, que veio de São José dos Ramos, considerou o evento enriquecedor. “Temos muitas crianças e adolescentes precisando de ajuda e ter vindo aqui participar foi bastante esclarecedor”, observou.

Serviço de Família Acolhedora – O Família Acolhedora, executado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, é um serviço que media o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados, por decisão judicial, de suas famílias de origem. As famílias acolhedoras são previamente habilitadas e recebem, mensalmente, um subsídio destinado às necessidades da pessoa atendida pelo Serviço.

WhatsApp Image 2025-09-24 at 15.44.12 (1).jpeg                                          WhatsApp Image 2025-09-24 at 15.43.58 (1).jpeg

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados