28 de setembro de 2025
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Grupo Abra encerra negociações de fusão entre Gol e Azul

 Grupo Abra encerra negociações de fusão entre Gol e Azul

Foto: Divulgação

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As conversas sobre uma possível fusão entre as companhias aéreas Gol e Azul chegaram oficialmente ao fim. O Grupo Abra, controlador da Gol, comunicou nesta quinta-feira (25) à Azul o encerramento das tratativas iniciadas no início deste ano. A decisão também inclui o fim da parceria de codeshare firmada em maio de 2024.

De acordo com nota divulgada pela Gol, o motivo para o encerramento foi a falta de avanços significativos nas negociações desde a assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU), datado de 15 de janeiro de 2025. O grupo afirmou que se manteve aberto ao diálogo durante todo o período, mas as discussões não evoluíram de forma substancial.

“Apesar da disposição da Abra em seguir com as tratativas para uma possível união, não houve progresso relevante entre as partes”, informou o comunicado. A empresa também destacou que o cenário atual difere significativamente daquele existente no momento da assinatura do MoU e do pré-arquivamento do processo junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Outro ponto citado foi que, mesmo com o andamento das conversas paralelamente ao processo de recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos (Chapter 11), os avanços foram mínimos.

Diante disso, e conforme os termos do acordo de confidencialidade firmado entre as partes, a Abra formalizou à Azul a decisão de encerrar qualquer possibilidade de combinação de negócios.

Apesar da desistência, o grupo ressaltou que segue acreditando no potencial de uma união entre as duas empresas e reafirmou disposição para, futuramente, retomar o diálogo com os stakeholders envolvidos.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) também se manifestou, afirmando que o setor aéreo brasileiro permanece em expansão, com aumento na demanda por voos domésticos e internacionais. Segundo a pasta, a conclusão da reestruturação da Gol e o atual processo de reorganização da Azul não comprometem a competitividade do mercado.

“Seguiremos contando com três grandes companhias aéreas — Gol, Azul e Latam — o que assegura mais opções e competitividade para os passageiros brasileiros”, afirmou o MPor.

Por Paraíba Master

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