10 de novembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Vacinação liberada: João Pessoa amplia doses contra influenza para toda a população a partir dos 6 meses

 Vacinação liberada: João Pessoa amplia doses contra influenza para toda a população a partir dos 6 meses

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A Prefeitura de João Pessoa anunciou a ampliação da vacinação contra a influenza para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Antes restrito a grupos de maior risco, o imunizante agora está disponível para toda a população, em uma estratégia que busca reduzir casos graves, internações e mortes provocadas pelas síndromes respiratórias.

Segundo informações do Portal da Prefeitura de João Pessoa, a decisão ocorre em um momento de atenção para o aumento das doenças respiratórias na Paraíba. Apenas neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 98 óbitos por vírus respiratórios, sendo 44 deles causados pela influenza. A técnica responsável pelas Síndromes Respiratórias Agudas Graves da SES, Silmara Pinheiro, reforçou a importância da vacinação contínua contra influenza e Covid-19, destacando que a meta é alcançar 90% do público prioritário, como crianças, gestantes e idosos.

A vacina é considerada segura e eficaz, atualizada anualmente de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), garantindo proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Além disso, pode ser aplicada junto a outras vacinas sem prejuízo à saúde.

Onde se vacinar

O serviço está disponível:

  • Nas quatro policlínicas municipais (7h às 17h)

  • No Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre (8h às 16h)

  • Nas Unidades de Saúde da Família (7h às 11h e 12h às 16h)

  • Em pontos móveis no Shopping Sul, Shopping Tambiá e Home Center Ferreira Costa (segunda a sexta, a partir das 12h; e aos sábados, das 8h às 16h)

Para pessoas acamadas, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a vacinação domiciliar, com agendamento feito pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação, documentos que também podem ser exigidos em situações como matrículas escolares e viagens.

Com a ampliação da vacinação, o município reforça a importância da prevenção como ferramenta essencial para proteger a população e aliviar a rede de saúde.

Por Paraíba Master

Relacionados