México e EUA lançam missão inédita para conter tráfico de armas na fronteira

Foto: Reprodução/ Freepik
Em um esforço conjunto sem precedentes, os governos do México e dos Estados Unidos deram início, na última semana, a uma nova estratégia de combate ao tráfico de armas na região de fronteira. A reunião inaugural do chamado Grupo de Implementação de Segurança EUA-México ocorreu em McAllen, no Texas, marcando o lançamento da “Missão Firewall”, iniciativa focada em interromper o fluxo ilícito de armamentos entre os dois países.
De acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil, a nova fase da cooperação inclui o uso ampliado de tecnologias como a ferramenta eTrace, que rastreia armas utilizadas em crimes, e a implementação de sistemas de identificação balística nos 32 estados mexicanos. As medidas visam fortalecer investigações e ampliar o compartilhamento de dados entre os dois países.
Durante o anúncio, o governo mexicano ressaltou que a ofensiva tem como prioridade reduzir a entrada de armas dos EUA para o território mexicano, apontadas como fator que alimenta a violência em diversas regiões. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, destacou que o acordo alcançado com os Estados Unidos é inédito: “Soberania é algo que nunca será negociado. Mas é preciso responsabilidade mútua para enfrentar esse problema”, afirmou em discurso na cidade de Mazatlán.
A operação também é resultado de uma recente visita do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, à Cidade do México. Na ocasião, autoridades dos dois países selaram compromissos para intensificar investigações, apreensões e identificar redes criminosas envolvidas no tráfico de armas e drogas — crimes que afetam ambos os lados da fronteira.
Por Paraíba Master