13 de outubro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Círio de Nazaré reúne 2,5 milhões de fiéis em Belém em celebração marcada por fé, sustentabilidade e homenagens

 Círio de Nazaré reúne 2,5 milhões de fiéis em Belém em celebração marcada por fé, sustentabilidade e homenagens

Foto: Divulgação

#Compartilhe

Mais de 2,5 milhões de romeiros participaram neste domingo (12) da 223ª edição do Círio de Nazaré, considerada a maior manifestação religiosa católica do Brasil. A tradicional procissão percorreu um trajeto de 52,3 quilômetros e mobilizou as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana da capital paraense.

O evento religioso, que este ano acontece às vésperas da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), prevista para novembro em Belém, também reforçou seu compromisso com a sustentabilidade por meio de ações como o projeto EcoCírio.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré emocionou fiéis ao longo do trajeto, principalmente durante sua passagem pela Avenida Nazaré em direção à Basílica Santuário. Muitos devotos acenaram, jogaram papéis brancos das sacadas e tentaram se aproximar da berlinda em momentos de intensa comoção.

Entre as manifestações de fé, a romaria sobre duas rodas também se destacou. Cerca de 50 motociclistas participaram da moto romaria, incluindo a cantora Gaby Amarantos. Já as homenagens aos povos indígenas contaram com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Uma das romeiras que participou da caminhada puxando a tradicional corda foi a estudante Evelyn Silva, moradora de Benevides. Ela contou que participou pela segunda vez da procissão como forma de agradecer por uma promessa cumprida. “Ano passado pedi para passar em medicina, mesmo já estando na faculdade de enfermagem. Nem terminei o primeiro semestre e já fui aprovada. Agora estou aqui pagando minha promessa”, relatou emocionada.

A sustentabilidade também ganhou espaço com o trabalho das catadoras do projeto EcoCírio, que reúne 10 cooperativas e cerca de 200 trabalhadores da reciclagem. A iniciativa, que conta com apoio do Ministério das Mulheres, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do Sebrae, promove a coleta seletiva em pontos de concentração e ao longo do percurso da procissão.

“É uma emoção muito grande poder participar. Esperamos a passagem da santa e dos romeiros para iniciar nosso trabalho”, afirmou Paula Silvano, uma das catadoras. Em 2024, o projeto coletou 140 toneladas de resíduos durante os dois dias de celebrações, números semelhantes aos do ano anterior.

Segundo Liliani Nascimento, diretora da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, o EcoCírio é parte de uma agenda mais ampla de valorização da economia, do cuidado e do trabalho das catadoras, temas que também estarão em pauta na COP30.

Flávio Américo, diretor de marketing do Círio, destacou o apoio do governo federal e do Ministério do Turismo à realização do evento. “É fundamental para o fortalecimento do turismo religioso. Estou há 26 anos na organização e cada Círio tem uma emoção diferente”, afirmou.

Por Paraíba Master

Relacionados