11 de novembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

COP30 começa com avanço na entrega de metas climáticas e aprovação da agenda de ações

 COP30 começa com avanço na entrega de metas climáticas e aprovação da agenda de ações

Foto: reprodução

#Compartilhe

O primeiro dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, terminou com um avanço significativo na entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), metas climáticas assumidas por cada país no âmbito do Acordo de Paris. Segundo informou nesta segunda-feira (10) a diretora executiva da COP30, Ana Toni, já foram registrados 111 relatórios de NDCs — um número superior ao observado antes da abertura da conferência, quando apenas 79 países haviam enviado suas atualizações. As informações são da Agência Brasil.

As NDCs são planos nacionais que determinam o compromisso de cada país para reduzir emissões de gases de efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas. Os 195 signatários do Acordo de Paris devem atualizá-las a cada cinco anos, porém, até fevereiro — prazo inicial estipulado — o número de entregas era considerado muito baixo.

“Hoje à tarde nós ficamos sabendo que já temos 111 relatórios de NDCs que foram publicados”, afirmou Ana Toni.
“Temos 194 países credenciados para Belém e isso mostra que estamos fortalecendo o multilateralismo”, completou.

Agenda de negociações é aprovada com 145 temas prioritários

Ana Toni também destacou que as negociações do primeiro dia resultaram na aprovação da agenda de ações da conferência, que contará com 145 temas prioritários a serem trabalhados até o dia 21 de novembro, quando a COP se encerra.

Segundo ela, esse é um marco relevante, já que, nas últimas quatro edições da conferência, a agenda não conseguiu ser oficialmente aberta logo no primeiro dia.

“Abrir a agenda no dia certo pode parecer pouco, mas é importante lembrar que nas últimas quatro COPs não conseguimos fazer. Se você não abre a agenda, não consegue avançar”, explicou.

Transferência de tecnologia será um dos pontos mais difíceis

A diretora chamou atenção para um dos temas que deve enfrentar maiores impasses nas próximas rodadas de negociação: a transferência de tecnologia. O Acordo de Paris prevê apoio técnico e capacitação para que países em desenvolvimento possam cumprir suas metas climáticas, incluindo adaptação e mitigação.

O tema foi discutido previamente na Conferência de Bonn (SB60), realizada em junho, mas não houve consenso.

“Esse é um dos temas da negociação que, para nós, é muitíssimo importante: transferência de capacidade e tecnologias para que países em desenvolvimento possam acelerar seus planos de adaptação e suas NDCs”, destacou Ana Toni.

A COP30 segue em Belém até o dia 21, reunindo representantes de governos, organizações internacionais, comunidades tradicionais, setores privados e sociedade civil para negociar ações globais de enfrentamento à crise climática.

Por Paraíba Master

Relacionados