Morre em João Pessoa a jornalista Olga Costa, ícone da cena underground e do rádio, aos 64 anos
Foto: Reprodução
Morreu nesta quarta-feira (21), a jornalista e produtora cultural Olga Costa, conhecida por seu trabalho em rádios e por sua atuação marcante na cena underground de João Pessoa. Ela estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, na capital paraibana, enfrentando um tratamento contra o câncer.
Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Olga teve sua vida marcada pelo jornalismo e pela cena cultural da cidade. Considerada uma das principais articuladoras femininas do movimento underground paraibano, ela deixou um legado significativo na divulgação de música independente e na promoção de novos talentos.
Na rádio, Olga ficou especialmente conhecida pelo programa Jardim Elétrico, dedicado ao rock e a sons independentes. Além de sua atuação na comunicação, ela também teve lojas de discos em João Pessoa.
Em nota de pesar, a Funesc lamentou o falecimento da jornalista e ressaltou sua relevância histórica e cultural para o estado da Paraíba. Leia o comunicado na íntegra:
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lamenta o falecimento da advogada e jornalista Olga Costa, uma das mais importantes profissionais da cena cultural paraibana.
Olga estava internada em um hospital da capital paraibana, após recidiva de um câncer de mama.
Profissional experiente e respeitada, ela foi fotógrafa no Jornal O Norte e crítica musical. “Olga foi importantíssima para a cena do rock underground e abriu muitos espaços para as mulheres da cena musical paraibana”, destacou Bia Cagliani, presidenta da Funesc.
Por décadas, Olga foi editora do jornal Microfonia (que se dedicava à música alternativa independente). Um de seus projetos mais importantes foi o programa Jardim Elétrico, apresentado por ela na Rádio Tabajara (e em parceria com o ator Everaldo Pontes na Rádio Universitária, nos anos 1980).
Era uma enciclopédia quando o debate era sobre rock e universo pop. Profissional talentosa. Pessoa de caráter! Olga Costa deixa seu nome na história e uma saudade danada nos admiradores, amigos e parentes.
Deveria ficar ou deveria ir…? O universo e o rock sabem mais que nós… Esteja em paz!
Por Paraíba Master, com informações da Funesc