Lindbergh pede ao STF prisão de Eduardo Bolsonaro após fala sobre TSE e apoio internacional
O vice-líder do governo na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), solicitou ao Supremo Tribunal Federal a adoção de medidas cautelares contra Eduardo Bolsonaro (PL), incluindo a decretação de prisão preventiva. O pedido ocorre após declarações do parlamentar sobre acionar autoridades dos Estados Unidos contra integrantes do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2026.
A solicitação foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, no âmbito da ação penal em que Eduardo já é réu por coação. Segundo o documento, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria afirmado que pretende recorrer a autoridades estrangeiras para denunciar supostas irregularidades da Justiça Eleitoral brasileira.
Para Lindbergh, a declaração aponta para a continuidade de um movimento de pressão internacional sobre o governo brasileiro e o Judiciário, o que, segundo ele, representa risco ao processo eleitoral de 2026. “O réu não apenas reitera condutas já investigadas, como projeta sua atuação para o contexto das eleições de 2026”, diz o texto.
Além do pedido de prisão preventiva, a petição também solicita a imposição de medidas cautelares para impedir novas articulações internacionais, bem como a abertura de investigação complementar pela Procuradoria-Geral da República e pela Polícia Federal.
Por Paraíba Master