Convenções partidárias para as Eleições 2026 começam nesta segunda-feira (20) e seguem até 5 de agosto
Foto: Reprodução
Os partidos políticos e as federações partidárias iniciam, nesta segunda-feira (20), o período de convenções para oficializar os candidatos que disputarão as Eleições 2026. O calendário eleitoral prevê que esses encontros poderão ser realizados até o dia 5 de agosto, prazo também destinado à definição de coligações.
Durante as convenções, as legendas formalizam os nomes que concorrerão aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. Neste pleito, os eleitores escolherão dois representantes para o Senado.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), para realizar uma convenção, os partidos precisam manter seu órgão de direção regularmente constituído e registrado junto ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral, conforme determina o estatuto da legenda.
No caso das federações partidárias, é necessário que ao menos um dos partidos integrantes possua direção partidária regularizada e registrada na circunscrição onde ocorrerá a convenção.
Após a oficialização das candidaturas e o protocolo dos pedidos de registro junto à Justiça Eleitoral, os dados serão encaminhados à Receita Federal para emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de campanha. O órgão tem até três dias úteis para concluir esse procedimento.
O TRE-PB destaca ainda que as federações partidárias possuem características diferentes das coligações eleitorais. Enquanto as coligações são válidas apenas durante o processo eleitoral, as federações funcionam como uma única agremiação política e devem permanecer unidas por, no mínimo, quatro anos.
Cobertura das Eleições 2026
A Rede Paraíba mantém uma programação especial dedicada às Eleições 2026. Além das sabatinas com os pré-candidatos aos principais cargos, a cobertura foi iniciada em maio com um evento que reuniu o cientista político Felipe Nunes e o jornalista Gerson Camarotti para discutir o cenário eleitoral.
A emissora também produz a série especial “Governadores: A História do Executivo na Paraíba”, que relembra as gestões estaduais desde 1986, ano da retomada das eleições diretas após o período da ditadura militar, destacando os principais fatos políticos de cada administração.
A Rede Paraíba informou que novos detalhes sobre a cobertura especial das eleições serão anunciados nos próximos meses.
Por Paraíba Master