27 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Arte que nasce da raiz: exposição ‘Do sal ao barro’ celebra identidade nordestina no Hotel Globo

 Arte que nasce da raiz: exposição ‘Do sal ao barro’ celebra identidade nordestina no Hotel Globo

Foto: Reprodução/ Acervo pessoal do artista

#Compartilhe

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, nesta sexta-feira (21), a exposição ‘Do sal ao barro’, do artista visual Thiago Müller, reunindo quase 30 obras que revelam, de forma sensível e poética, diferentes leituras sobre o Nordeste e suas memórias. A mostra acontece no Hotel Globo, no Centro Histórico, e fica disponível para visitação até 15 de dezembro, com entrada gratuita.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a promoção das identidades culturais da cidade e o incentivo às novas gerações de artistas visuais. Segundo informações da Prefeitura de João Pessoa, a exposição representa um reencontro com símbolos, afetos e elementos que compõem a essência nordestina, além de fortalecer o papel dos equipamentos culturais como espaços de acolhimento e formação artística.

Thiago Müller explica que a mostra inclui cerca de 18 quadros, oito esculturas e outras peças personalizadas, elaboradas com materiais como madeira, concreto, massa corrida, isopor e moringas. Para ele, cada obra reflete lembranças, vivências e histórias que, juntas, constroem a identidade regional. “Quero transmitir a importância de reconhecer de onde viemos, dos laços familiares e da memória que molda o nosso lar”, afirmou o artista.

Com pintura afetiva e marcada por elementos simbólicos, Müller convida o público a uma travessia íntima sobre o pertencimento. Suas obras, afirma ele, revelam tanto o que permanece quanto o que se transforma — refletindo a força da cultura paraibana e nordestina em suas mais diversas expressões.

A exposição está aberta todos os dias, das 9h às 17h, no Hotel Globo, localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, 07, Centro Histórico de João Pessoa. A entrada é gratuita.

Por Paraíba Master

Relacionados