Brasil apoia Michelle Bachelet para suceder António Guterres na ONU
Foto: Reprodução
O governo brasileiro confirmou, nesta terça-feira (10), apoio à candidatura da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, para o cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O posicionamento foi anunciado durante a 70ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU, realizada em Nova York. O encontro contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
Esta não é a primeira vez que o governo brasileiro menciona Bachelet como uma possível candidata ao posto. Em ocasiões anteriores, a diplomacia brasileira já havia citado a ex-presidente chilena como um dos nomes “excelentes” para assumir a liderança da ONU, ao lado de outras lideranças internacionais.
Atualmente, o cargo é ocupado pelo português António Guterres, que está à frente da organização desde 2017. O mandato dele termina em 31 de dezembro deste ano.
O processo de escolha do próximo secretário-geral teve início oficialmente em novembro do ano passado, quando os países membros da ONU foram convidados a apresentar candidaturas para o cargo, cujo novo mandato deve começar no início do próximo ano.
Por Paraíba Master