fachin cancela sessão do STF desta quinta-feira (17)
Foto: Reprodução
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, cancelou a sessão plenária da Corte que estava prevista para a tarde desta quinta-feira (17). A decisão foi comunicada oficialmente pelo Supremo, mas, inicialmente, não foi apresentada uma justificativa pública para o cancelamento.
A decisão ocorre em meio à crise interna envolvendo ministros do STF e a uma série de discussões relacionadas aos casos do Banco Master e às condutas dos ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça.
Também nesta quinta-feira, Fachin decidiu adiar a análise do processo que trata de alegações apresentadas por Moraes sobre a atuação de Mendonça na relatoria dos casos envolvendo o Banco Master e as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O julgamento estava previsto para 23 de setembro e ainda não tem uma nova data definida.
O adiamento está relacionado à discussão iniciada na sessão de terça-feira (15), quando o ministro Flávio Dino pediu vista de uma questão de ordem sobre a possibilidade de os processos envolvendo Moraes e Mendonça serem analisados conjuntamente. O pedido suspendeu a discussão sobre a tramitação dos casos.
A suspensão da sessão desta quinta-feira também impediu que Fachin ou outros ministros fizessem manifestações públicas sobre o momento vivido pela Corte. O cancelamento ocorre enquanto o presidente do STF busca conduzir os próximos passos dos processos e administrar as divergências entre os integrantes do tribunal.
Por Paraíba Master