29 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Marco Rubio deixa Brasil fora de lista de “aliados” dos EUA

 Marco Rubio deixa Brasil fora de lista de “aliados” dos EUA

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta terça-feira (2) que o Brasil não faz parte do grupo de países considerados aliados de Washington na América Latina. A declaração foi feita durante uma audiência no Congresso norte-americano e repercutiu nos meios diplomáticos e políticos.

Ao comentar o cenário político do continente, Rubio disse que a região está “cheia de aliados dos Estados Unidos”, mas fez ressalvas a alguns países. Entre as exceções citadas por ele estão Nicarágua, Cuba, Venezuela e o Brasil.

“Com exceção da Nicarágua, de Cuba, obviamente da Venezuela e, claro, do Brasil, que está em meio a um ciclo eleitoral, temos uma região cheia de aliados dos Estados Unidos e líderes amigáveis aos EUA”, declarou Rubio durante a audiência.

A fala foi interpretada como um sinal de distanciamento entre os governos de Brasília e Washington. Embora o secretário tenha mencionado o contexto eleitoral brasileiro, a declaração coloca o país fora do grupo de nações vistas como alinhadas aos interesses estratégicos norte-americanos na região.

A manifestação ocorre em um momento de aumento das tensões diplomáticas entre os dois países. Recentemente, divergências sobre comércio, política externa e segurança regional têm marcado a relação entre os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Donald Trump.

Por Paraíba Master

Relacionados