27 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Mercosul e UE assinam acordo comercial histórico neste sábado (17); Lula não participará

 Mercosul e UE assinam acordo comercial histórico neste sábado (17); Lula não participará

Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

#Compartilhe

A União Europeia e o Mercosul dão início ao acordo comercial neste sábado (17).

O acordo, que será assinado no Paraguai, busca integrar mercados, reduzir tarifas e ampliar o fluxo de bens e investimentos entre a América do Sul e a Zona do Euro.

Na reunião, estarão presentes o anfitrião Santiago Peña, presidente do Paraguai; Javier Milei, da Argentina; Yamandú Orsi, do Uruguai; e Rodrigo Paz, da Bolívia. O Brasil será representado pelo chanceler Mauro Vieira. Do lado europeu, comparecem Ursula von der Leyen e António Costa, presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu. O presidente Lula não participará do encontro.

O motivo, ao que tudo indica, é que o presidente preferiu se encontrar sozinho com Ursula em um evento realizado ontem (16). Na foto divulgada, Lula e Ursula aparecem de mãos dadas, em gesto de união.

O acordo entre as duas partes levou 26 anos para ser concluído.

O cronograma de atividades em Assunção no sábado prevê a chegada dos chefes de Estado às 11h30; o início da cerimônia, com falas das autoridades, às 12h; a assinatura do acordo às 12h50; e uma foto oficial, que encerra as atividades às 13h.

Por Paraíba Master

Relacionados