2 de outubro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

MP entra na Justiça contra Prefeitura de Campina Grande por atrasos salariais na Saúde

 MP entra na Justiça contra Prefeitura de Campina Grande por atrasos salariais na Saúde

Foto: Prefeitura de Campina Grande/Divulgação

#Compartilhe

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ingressou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Campina Grande após sucessivos atrasos no pagamento de salários de servidores da área da saúde. As irregularidades vêm sendo registradas desde o início do ano e já motivaram diversos protestos de profissionais que atuam nas unidades municipais.

A denúncia foi apresentada pelo Conselho Municipal de Saúde e pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Agreste da Borborema (Sintab), que relataram casos de servidores sem receber o salário de setembro e outros que estariam há mais de dois meses sem pagamento. Segundo informações do Portal G1, a promotora Adriana Amorim solicitou à Justiça uma liminar para garantir o repasse imediato dos vencimentos, após a própria prefeitura ter informado que os valores seriam pagos em 28 de outubro — o que não aconteceu.

Em nota, a gestão municipal afirmou que está “buscando viabilizar o pagamento o mais breve possível”, mas não apresentou prazos concretos. A promotoria já havia iniciado, no dia 20 de outubro, uma apuração formal sobre o caso, diante do descumprimento dos compromissos salariais com os profissionais da saúde.

O secretário de Finanças de Campina Grande, Felipe Gadelha, reconheceu que 100% dos recursos destinados à Saúde em 2025 já foram utilizados até outubro, e que, a partir de agora, o município depende de Emendas Impositivas para efetuar os pagamentos.

A ação do Ministério Público reforça a cobrança por transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, diante de uma crise que afeta diretamente os trabalhadores e o atendimento à população campinense.

Por Paraíba Master

Relacionados