“Não quiseram entrar na luta”: Trump ataca membros da Otan e ignora apoio de europeus no Estreito de Ormuz
Foto: Reprodução
Os Estados Unidos voltaram a protagonizar um ataque público a seus aliados da Otan. Nesta sexta-feira (20), o presidente Donald Trump classificou os parceiros da aliança militar como “covardes” por, segundo ele, terem se omitido no conflito contra o Irã.
A declaração ignora o fato de que ao menos cinco membros da Otan — Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Holanda —, além do Japão, já haviam manifestado disposição de ajudar a desobstruir o Estreito de Ormuz, rota estratégica para o escoamento de petróleo que o Irã afirmou ter fechado. Os ataques iranianos a embarcações na região elevaram a tensão na passagem por onde circulam cerca de 20% do petróleo consumido globalmente.
Trump criticou os aliados por não terem apoiado os EUA na tentativa de impedir que o Irã desenvolva armas nucleares, nem contribuído para reabrir o estreito. Em contrapartida, segundo o presidente americano, os países da Otan se limitam a reclamar dos preços do petróleo.
A Otan reúne 32 países, incluindo Estados Unidos, Canadá e 30 nações europeias. A relação entre Washington e os aliados já havia sido tensionada na véspera, quando o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, chamou os europeus de “ingratos”. Apesar do sinal de apoio de algumas nações para atuar no Estreito de Ormuz, nenhuma delas detalhou como essa ajuda se daria na prática.
Por Paraíba Master