Policial Civil é Baleado Durante Megaoperação Contra Facção Criminosa em Cabedelo

Foto: Reprodução
Um policial civil foi baleado na manhã desta terça-feira (30) durante uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil, deflagrada no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O agente foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma da capital.
A ofensiva, batizada de Operação Asfixia, visa desarticular o braço financeiro da facção criminosa Comando Vermelho, originária do Rio de Janeiro, mas com atuação consolidada em diversas cidades paraibanas. Segundo as autoridades, a ação cumpre 26 mandados de prisão preventiva e 32 de busca e apreensão domiciliar em seis cidades do estado: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Cabaceiras e Nova Floresta. Comunidades cariocas também foram alvos da operação.
As investigações apontam que o grupo criminoso movimenta milhões de reais no território paraibano, utilizando uma complexa rede de lavagem de dinheiro. Até o momento, já foram bloqueados e sequestrados bens pertencentes a membros da facção, totalizando mais de R$ 125 milhões.
O principal investigado é Flávio de Lima Monteiro, conhecido como Fatoka, identificado como o atual líder da célula do Comando Vermelho na Paraíba. Mesmo foragido e escondido em uma comunidade dominada pela facção no Rio de Janeiro, ele continuaria comandando atividades ilícitas no estado, com foco no município de Cabedelo.
Conforme os investigadores, outros integrantes do grupo também estariam refugiados em áreas controladas pela organização criminosa no Rio, para onde fugiram após uma série de operações realizadas pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds).
A Operação Asfixia segue em andamento, e novas atualizações devem ser divulgadas nas próximas horas.
Por Paraíba Master