Paraibano Adalberto Neto inicia fase final da escalada ao Monte Everest
Foto: Reprodução
O empresário paraibano Adalberto Neto, diretor da ABC Construções, iniciou neste sábado (16) a etapa decisiva de sua expedição ao Monte Everest, a montanha mais alta do planeta, com 8.848 metros de altitude. A previsão da equipe é que o alpinista tente alcançar o cume até o próximo dia 20 de maio, dependendo das condições climáticas no Himalaia.
A fase atual é considerada a mais arriscada da subida, ocorrendo acima dos 8 mil metros, área conhecida entre os alpinistas como a “zona da morte” devido à escassez de oxigênio. Caso consiga chegar ao topo, Adalberto Neto será o primeiro paraibano e o segundo nordestino a conquistar o cume do Everest, entrando para a história do montanhismo brasileiro.
A tentativa ocorre dentro da chamada “janela de cume”, período em que o clima permite a escalada final. Esta é a segunda investida do empresário à montanha. Em 2025, ele chegou próximo do cume, mas precisou interromper a subida por causa do mau tempo. Após retornar ao Brasil, ele considerou a experiência um aprendizado para a nova tentativa.
A expedição, iniciada no fim de abril, deve durar pouco mais de um mês, incluindo a fase de aclimatação e a descida da montanha.
Por Paraíba Master