1 de outubro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula

 PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A Polícia Federal concluiu que o senador Flávio Bolsonaro cometeu o crime de calúnia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao publicar, em janeiro deste ano, uma mensagem nas redes sociais associando o chefe do Executivo a crimes como tráfico internacional de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro. O relatório final foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A investigação teve origem em uma publicação feita por Flávio Bolsonaro na rede X, logo após a captura do então presidente venezuelano Nicolás Maduro por autoridades dos Estados Unidos. Na postagem, o senador afirmou que Lula seria “delatado” e fez referência ao Foro de São Paulo, vinculando o presidente a supostos crimes.

Segundo a Polícia Federal, a postagem imputou falsamente a Lula a prática de crimes previstos na legislação brasileira, configurando o delito de calúnia. No relatório, os investigadores afirmam que não há dúvidas sobre a autoria da publicação e destacam que as acusações não foram acompanhadas de qualquer elemento de prova.

Com o encerramento do inquérito, o caso seguirá para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresenta denúncia ao STF ou solicita novas diligências antes de eventual ação penal.

Por Paraíba Master 

Relacionados