3 de outubro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

PM da Paraíba prepara maior operação simultânea da corporação para garantir segurança nas Eleições 2026

 PM da Paraíba prepara maior operação simultânea da corporação para garantir segurança nas Eleições 2026

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) prepara uma operação especial para reforçar a segurança durante as Eleições Gerais de 2026. Segundo o comandante da corporação, coronel José Ronildo Souza da Silva, a ação deverá mobilizar cerca de metade do efetivo atual da PM, estimado em 11,2 mil policiais, nos 223 municípios do estado.

O planejamento foi apresentado nesta quinta-feira (3), durante reunião promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em João Pessoa, com a participação de representantes das principais forças de segurança que atuarão durante o processo eleitoral. O primeiro encontro ocorreu na Sala de Sessões do edifício-sede do TRE-PB e também marcou o início de uma série de reuniões descentralizadas que serão realizadas no estado.

De acordo com o comandante da PMPB, a operação planejada para o pleito será a “maior operação simultânea já realizada pela corporação”. O efetivo empregado terá como uma das principais missões reforçar a segurança nos locais de votação, enquanto a outra metade dos policiais continuará atuando no policiamento cotidiano, garantindo o atendimento à população.

O esquema de segurança também prevê a utilização de viaturas, drones e suporte aéreo, além da atuação integrada com as demais instituições envolvidas na segurança pública e no processo eleitoral.

“A integração é feita com todas as forças de segurança. Cada uma comunicando, cada uma ajudando e trabalhando dentro da sua área de atuação, coletando e trocando informações para que as forças de segurança possam atuar”, afirmou José Ronildo.

TRE-PB reúne forças de segurança

A reunião reuniu magistrados eleitorais das 19 Zonas Eleitorais que têm como polo a capital paraibana. Durante o encontro, foram apresentados procedimentos e estratégias destinados a assegurar o funcionamento das eleições, marcadas para 4 de outubro.

O presidente do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, ressaltou que a integração entre os órgãos é fundamental para antecipar possíveis situações e garantir que as instituições estejam preparadas para atuar de forma coordenada.

“Essas reuniões são importantes para que haja uma integração entre as forças de segurança e para que todos estejam alinhados com o planejamento. O objetivo é garantir que a eleição transcorra com segurança e tranquilidade”, afirmou.

Além da apresentação das ações previstas, os encontros permitem que os magistrados eleitorais tirem dúvidas e estabeleçam procedimentos comuns para a atuação das forças de segurança durante o período eleitoral.

Reuniões serão realizadas em outras cidades

O TRE-PB dará continuidade ao planejamento com reuniões em outras regiões da Paraíba. Na próxima semana, estão previstos encontros em Campina Grande e Patos.

A mobilização envolve representantes do Exército Brasileiro, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar e Agência Brasileira de Inteligência.

A estratégia conjunta tem como objetivo garantir a segurança dos eleitores, servidores, mesários e demais envolvidos no processo eleitoral, sem comprometer o policiamento regular nos municípios paraibanos.

 

Por Paraíba Master

Relacionados