29 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Senado: João 26% Veneziano 18% e os demais vem em seguida; Veja os números do PB AGORA / ANOVA

 Senado: João 26% Veneziano 18% e os demais vem em seguida; Veja os números do PB AGORA / ANOVA
#Compartilhe

O ex-governador João Azevêdo (PSB) aparece na liderança da corrida pelas duas vagas da Paraíba no Senado Federal nas eleições de 2026, segundo pesquisa do Instituto Anova divulgada nesta terça-feira (8) pelo portal PB Agora.

No somatório do primeiro e do segundo voto, João registra 53,5% das intenções. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) aparece em segundo lugar, com 37,1%, enquanto Nabor Wanderley (Republicanos) soma 15,1%.

Na sequência aparecem Marcelo Queiroga, com 8,6%; Major Fábio, com 3,6%; e André Gadelha, com 3%. João Batista registra 1,4%, Adriano Trajano, 1%, enquanto Rinaldo Júnior e Rosilene Santana têm 0,3% cada.

Como serão eleitos dois senadores pela Paraíba em 2026, cada eleitor poderá indicar dois nomes. Por isso, o somatório das duas escolhas pode ultrapassar 100%.

João abre vantagem no primeiro voto

Quando considerada apenas a primeira escolha do eleitor, João Azevêdo amplia a vantagem e chega a 43,4%.

Veneziano aparece com 15,7%, seguido por Nabor, com 5,7%, e Marcelo Queiroga, com 5,3%.

A diferença entre João e Veneziano nesse cenário é de 27,7 pontos percentuais.

Os demais candidatos aparecem com percentuais abaixo de 2%. O levantamento aponta ainda 16,7% de indecisos e 9,5% de votos brancos ou nulos nessa modalidade.

Veneziano lidera como segunda opção

O cenário muda quando o eleitor é questionado sobre o segundo voto para o Senado.

Veneziano assume a liderança, com 21,4%, enquanto João Azevêdo aparece com 10,1%. Nabor ocupa a terceira posição, com 9,4%, seguido por Queiroga, com 3,3%.

O índice de eleitores que ainda não definiram o segundo voto chega a 36,4%, enquanto 13,5% afirmam que votarão branco ou nulo.

A pesquisa também mostra crescimento de Nabor em comparação com o levantamento anterior do mesmo instituto.

No levantamento realizado em maio, Nabor aparecia com 6,5% no somatório das duas escolhas. Agora, o candidato chega a 15,1%, uma diferença nominal de 8,6 pontos percentuais.

João, por outro lado, passou de 58,5% para 53,5%, enquanto Veneziano caiu de 44,2% para 37,1% no mesmo recorte. A comparação deve ser feita com cautela, já que são pesquisas realizadas em períodos diferentes e com amostras independentes.

Pesquisa ouviu 2 mil eleitores

O levantamento do Instituto Anova foi realizado entre 3 e 5 de setembro, com 2 mil eleitores em 70 municípios da Paraíba, abrangendo as regiões da Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão.

A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob os números PB-01471/2026, no TRE-PB, e BR-02714/2026, no TSE.

Levantamento estimulado consolidado: João Azevêdo aparece com 26,8%, Veneziano com 18,6%, Nabor com 7,5% e Marcelo Queiroga com 4,3%. Nesse cenário, 26,6% dos entrevistados permanecem indecisos e 11,5% optam por branco ou nulo.

Por Paraíba Master

Relacionados