26 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

STF cumprimenta Paulo Gonet pela recondução ao cargo de procurador-geral da República

 STF cumprimenta Paulo Gonet pela recondução ao cargo de procurador-geral da República

Foto: reprodução

#Compartilhe

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) cumprimentaram nesta quinta-feira (13) o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pela recondução ao cargo de chefe do Ministério Público da União (MPU).

Por 45 votos favoráveis e 26 contrários, o plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (12), a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Gonet continue no comando do órgão por mais dois anos.

Durante a sessão do STF, o vice-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, destacou a trajetória do procurador e ressaltou sua importância para o fortalecimento das instituições. “Tenho certeza de que, não somente o Ministério Público, a Justiça se engrandecem com a recondução, mas também toda a sociedade brasileira continuará a contar, na chefia dessa importantíssima instituição, com um importante jurista e um trabalhador incansável no fortalecimento da democracia e do Estado Democrático de Direito”, afirmou Moraes, segundo a Agência Brasil.

Moraes ainda destacou que Gonet terá como principal desafio o combate às organizações criminosas no país. “Gonet já definiu o combate às organizações criminosas como meta prioritária do Conselho Nacional do Ministério Público”, acrescentou o ministro.

O também ministro do STF Flávio Dino elogiou a carreira jurídica e acadêmica de Gonet, lembrando seu reconhecimento no meio jurídico. “É um doutrinador que se insere entre os mais vendidos do Brasil, portanto, um dos mais lidos do Brasil. Além de exercer com brilho a função de chefe do Ministério Público da União, é também um jurista reconhecido por todos nós”, afirmou Dino em declaração reproduzida pela Agência Brasil.

Perfil

Paulo Gustavo Gonet Branco é um dos 74 subprocuradores da República em atuação na Procuradoria-Geral da República (PGR). Ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987 e é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também obteve o título de doutorado.

Ele é autor do livro Curso de Direito Constitucional, escrito em parceria com o ministro do STF Gilmar Mendes, segundo a Agência Brasil.

Por Paraíba Master

Relacionados