30 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Voto em trânsito: eleitores têm até esta quinta para solicitar mudança temporária do local de votação

 Voto em trânsito: eleitores têm até esta quinta para solicitar mudança temporária do local de votação

Foto: Reprodução

#Compartilhe

Termina nesta quinta-feira (20) o prazo para os eleitores solicitarem o voto em trânsito nas eleições de 2026. A modalidade permite a transferência temporária do local de votação para pessoas que estarão fora do domicílio eleitoral no dia da eleição. O período para fazer a solicitação começou em julho.

Regulamentado pela Resolução TSE nº 23.751/2026, o voto em trânsito é destinado aos eleitores que atendem aos requisitos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. A modalidade está disponível nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.

Na Paraíba, o voto em trânsito poderá ser utilizado em João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), pouco mais de 6 mil eleitores com título eleitoral no estado já solicitaram a modalidade para o primeiro turno.

Entre os pedidos para votação dentro da Paraíba, 2.854 foram feitos por eleitores paraibanos. João Pessoa concentra a maior parte das solicitações, com 2.135 eleitores habilitados para votar na capital. Campina Grande recebeu 664 pedidos, enquanto Santa Rita registrou 55.

Eleitores que estarão em outros estados

São Paulo é o estado que reúne o maior número de solicitações feitas por eleitores da Paraíba, com 892 pedidos. Na sequência aparecem Rio de Janeiro, com 449; Pernambuco, com 292; Distrito Federal, com 278; e Rio Grande do Norte, com 193 solicitações.

Quem tem título eleitoral na Paraíba e estiver em outro estado no dia da votação poderá votar somente para o cargo de presidente da República.

Já o eleitor que estiver em outro município paraibano poderá votar em todos os cargos em disputa no primeiro turno: presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Como solicitar o voto em trânsito

Eleitores com biometria coletada podem solicitar o voto em trânsito pelo Autoatendimento Eleitoral. Também é possível fazer o pedido presencialmente em qualquer cartório eleitoral.

Para solicitar a modalidade, é necessário:

  • estar com a inscrição eleitoral em situação regular;
  • apresentar documento oficial com foto.

Depois de habilitado, o eleitor deverá comparecer à seção eleitoral indicada pela Justiça Eleitoral. Caso não consiga votar, será necessário justificar a ausência, mesmo que esteja no município de origem do seu domicílio eleitoral.

A Justiça Eleitoral também alerta que justificativas apresentadas no próprio dia da eleição não serão processadas quando o eleitor estiver no mesmo município em que foi habilitado para votar em trânsito.

O local de votação poderá ser consultado a partir de 1º de setembro pelo e-Título e pelos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

A Paraíba tem 3.247.397 eleitores aptos a votar no primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro.

De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, as mulheres representam 53% do eleitorado paraibano, com 1.718.209 eleitoras. Os homens somam 1.529.188 eleitores, correspondendo a 47% do total.

Por Paraíba Master

Relacionados