Avanço na extradição de Zambelli está pendente de documentos, afirma Ministério da Justiça

Foto: Reprodução
O Ministério da Justiça ainda está aguardando o recebimento dos documentos necessários para dar andamento ao processo de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pelo portal da CNN Brasil.
A extradição está relacionada à condenação de Zambelli por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em maio, ela foi sentenciada a 10 anos de prisão, perda do mandato parlamentar e pagamento de uma indenização de R$ 2 milhões. A decisão também foi confirmada na última sexta-feira (8), após a Primeira Turma do STF rejeitar por unanimidade um recurso apresentado por sua defesa.
O procedimento agora depende da formalização do pedido de extradição pelo Ministério da Justiça, comandado por Ricardo Lewandowski, que deve encaminhá-lo ao Itamaraty. Caberá ao Ministério das Relações Exteriores apresentar o pedido à chancelaria italiana, segundo detalhou a CNN Brasil.
Zambelli informou que deixou o país no dia 3 de junho e seguiu para a Europa. No dia seguinte, Moraes determinou sua prisão preventiva, a suspensão de seu passaporte e a inclusão de seu nome na lista da Interpol. A Polícia Federal confirmou que a parlamentar desembarcou em Roma na manhã do dia 5. No entanto, no momento da chegada, seu nome ainda não havia sido incluído na difusão vermelha da Interpol, o que impediu uma possível detenção. Segundo a CNN Brasil, a inclusão só ocorreu horas depois — quando já era tarde demais. Desde então, o paradeiro da deputada é desconhecido.
Por Paraíba Master