João Pessoa abre inscrições para programa gratuito de mentoria em empreendedorismo feminino

Foto: Augusto Aranha/Ilustrativa
“Elas Lideram” oferece capacitação, networking e apoio especializado para mulheres que querem impulsionar ou iniciar seus negócios.
A Prefeitura de João Pessoa está com inscrições abertas, até a próxima segunda-feira (15), para o “Elas Lideram”, primeiro programa gratuito e exclusivo de mentoria em empreendedorismo feminino da Capital. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), vai oferecer 30 vagas imediatas e 10 para lista de espera, destinadas a mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos e residentes na cidade.
De acordo com o Portal da Prefeitura de João Pessoa, a proposta é fortalecer a liderança feminina, promover autonomia econômica e criar redes de apoio entre mulheres que já empreendem ou desejam iniciar um negócio. As interessadas podem se inscrever gratuitamente pelos sites saladoempreendedorjp.com.br ou euposso.joaopessoa.pb.gov.br.
O projeto tem duração de dois meses e contará com mais de 30 horas de atividades, entre encontros presenciais e online, mentorias individuais, oficinas e sessões de networking. A metodologia aplicada será o “Efeito Furacão”, desenvolvida pela Be.labs, uma das parceiras da iniciativa — ao lado do Sebrae-PB, da Casa Empreendedora Hub e da própria Be.labs Aceleradora.
Em entrevista divulgada pela Prefeitura, a fundadora da Be.labs, Marcela Fujiy, destacou a importância de ações como essa. “Empreender, para muitas mulheres, não é uma escolha romântica. Elas tocam seus negócios enquanto enfrentam jornadas duplas ou triplas, cuidando da casa, dos filhos e, muitas vezes, mantendo outro trabalho. É preciso enxergar o empreendedorismo feminino como parte da solução para a geração de renda e desenvolvimento econômico”, afirmou.
Durante o programa, as participantes terão acesso a conteúdos sobre modelo de negócios, finanças, inovação, marketing digital, plano de ação, aspectos jurídicos e ainda apoio técnico para formalização de MEI, identidade visual e acesso ao microcrédito oferecido pelo programa municipal “Eu Posso”.
A aula inaugural acontece no dia 1º de outubro, no auditório do Sebrae-PB, marcando o início do ciclo formativo, que segue até 26 de novembro. Em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa, no dia 19 de novembro.
As inscrições seguem abertas até o dia 15 de setembro e, segundo o regulamento, não podem participar servidoras da Prefeitura de João Pessoa nem funcionárias do Sebrae-PB.
Por Paraíba Master